Geral
Festa de aniversário de Porto Velho motiva população e Madeira Mamoré ganha vida
Segunda-feira, 23 Janeiro de 2017 - 18:40 | da Redação
Está tudo pronto para a festa em comemoração aos 102 de Porto Velho, nesta terça-feira (24) no Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. O movimento na tarde desta segunda-feira na Madeira Mamoré já demonstrava a satisfação da população com as melhorias que o espaço vem recebendo desde a última semana.
A máquina Coronel Church está sendo preparada e lustrada para, após tantos anos parada, dar uma voltinha nos trilhos da praça. O serviço de limpeza e preparação dos trilhos já foi concluído, e o desfile da máquina 12 da Maria Fumaça será uma das maiores atrações do evento.
“Estive aqui há pouco tempo e fiquei arrasada quando vi o estado desse lugar. Agora não. Dá até gosto de ver. Pensei até que a festa seria hoje, mas como não é, vou esperar mais um dia aqui na capital para poder participar”, declarou Hosana Neves, moradora do município de Nova Mamoré, a passeio em Porto Velho.
Leandro Silva também era morador de Nova Mamoré, e está morando na capital há quatro meses. “Nunca tinha vindo aqui, porque a gente só via notícia ruim do lugar, mas realmente isso está ficando muito bonito, e merece ser bem cuidado. O aniversário da cidade será bem comemorado”, avaliou.
Outro grupo de turistas do interior do estado, de Cacoal, também passeava pela apreciava a vista do lugar. “Que bom que estão cuidando melhor do patrimônio. Sem dúvida nenhuma vamos participar da festa de aniversário, um marco tão importante não só para a capital, como para toda a nossa história do estado”, comentou Dileusa Marinho.
Uma das sobrinhas que acompanhava a tia Dileusa se adiantou com o elogio. “Está ficando muito legal, tomara que seja sempre assim”, disparou Cauane Marinho. As tendas de ambulantes que escondiam a beleza do calçadão em frente à Madeira Mamoré também foram retiradas pela prefeitura. “A gente pode montar nossas ‘bancas’ todas as tardes, mas como o nome mesmo já diz, somos ambulantes e não fixos. Realmente não estava legal o visual com aquelas tendas lá na frente”, considerou um ambulante que prefere não se identificar.
O casal Alexandre Soares Lopes e Cléia Carvalho, ambos filhos de ex-ferroviários da Estrada de Ferro, está muito empolgado com o que está sendo realizado no local e pela comemoração do aniversário da cidade. “Há alguns anos já que não faziam uma festa assim, na data certa, e no melhor lugar para isso, que é aqui. Já começou a mudar, as pessoas estão vindo conferir, isso demonstra a necessidade de preservar esse lugar tão rico da nossa história. Meu pai trabalhou aqui, e eu era moleque, já ajudava a carregar pedra e madeira para o trabalho. A memória deve ser preservada”, lembra Alexandre.
Cléia completa que os dois se conheceram porque os pais eram colegas de trabalho na ferrovia. “São 24 anos de casados e com muitas histórias em comum desde a nossa infância. Meu pai vai ficar muito feliz com essa festa e tudo que está sendo feito aqui no complexo. Quando eu olho para esses galpões parece que estou vendo meu pai, a vida dele era isso aqui”.
A programação organizada pela Fundação Cultural (Funcultural) já está fechada com atrações regionais e o esperado puxador de escola de samba do Rio de Janeiro, Nego da Grande Rio. Da arte local a festa vai ser palco para Charles e Mancini, Bado, Edneide Souza e Banda, Sal da Terra, Fabinho F2, Louro Rodrigues, Carlinhos Moreno (artista carioca que passa temporada na capital), MC Geno, Beto Cézar e Ernesto Melo, Gilson, Zezinho dos Cobras, Paulinho Rodrigues, Vitrola de Ficha, e Semáforo 89.
O horário previsto para o início das atividades é às 9 horas, e término às 20 horas. O evento contará ainda com a Feira de Artesanatos, até ás 17 horas, e o projeto da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), Lazer na Praça, com atividades esportivas e recreativas, a partir das 15 horas com programação especial para idosos e crianças com monitores. Uma empresa irá dar dicas de segurança e também sobre esportes radicais.
Das 9h às 17h a comunidade que for prestigiar o evento também terá educação para saúde, com aferição de pressão arterial e orientações sobre controle de Diabetes, prevenção de DST AIDS e outras doenças.
Para às 17 horas está previsto o hasteamento das bandeiras do município, do estado e do Brasil em um ato cívico, e ainda o abraço nos galpões da EFMM.