Rondônia, 01 de fevereiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Fhemeron inicia campanha de doação de sangue e prepara estoque para mutirões de cirurgias

Terça-feira, 18 Janeiro de 2011 - 14:56 | Cristiane Cruz


Com a finalidade de abastecer o estoque do Banco de Sangue da Fundação de Hematologia de Rondônia (Fhemeron), o Governo de Rondônia, através Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), iniciou no dia 05 de janeiro a campanha: “Estenda seu braço, doe sangue e salve vidas”.



De acordo com o presidente da Fhemeron, Ted Wilson, a campanha está sendo realizada para reforçar o estoque e dar suporte aos mutirões de cirurgias que serão realizadas no Pronto Socorro João Paullo II e Hospital de Base Ary Pinheiro: “Estamos nos antecipando ao mutirão. Quando as cirurgias começarem em maior escala estaremos preparados para atender a demanda, para isso precisamos de doadores”, enfatizou Wilson.

Para garantir novas coletas a Fhemeron firmou parcerias com instituições como o Corpo de Bombeiros, Policia Militar e Base Aérea. Só nesta terça-feira (18) 40 recrutas e militares da Base devem doar sangue. Ao todo estão previstas mais de 200 doações da Base Aérea até quinta-feira.

De acordo com a assistente social Maria Luiza Pereira toda doação é bem vinda e a instituição está de portas abertas para firmar novas parcerias. “Estamos aqui a espera de doadores, seja iniciativa individual ou coletiva, através de parcerias, o importante é contribuir. Com esse gesto simples vidas podem ser salvas”, disse Luiza.

Além de doar sangue e salvar vidas o doador passa por uma análise completa. Todo sangue coletado é examinado para identificação de doenças transmissíveis pelo sangue como sífilis, hepatites, doenças de Chagas, AIDS, malária, HTLV e hemoglobinas anormais, além da classificação do fator RH. A doação de sangue não causa nenhum problema ao organismo.

Quem pode doar?

Qualquer pessoa saudável com idade entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 quilos pode doar sangue. O candidato deve estar bem alimentado e munido de documento original com foto. Não pode doar sangue quem teve hepatite após os 10 anos de idade, seja portador de hepatite B, hepatite C, Aids e usuários de drogas injetáveis.

O bando de sangue da Fhemeron fica localizado na Avenida Jorge Teixeira, bairro Industrial, ao lado do Hospital de Base em Porto Velho.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também