Geral
Filme rondoniense Balanceia abre mostra competitiva de cinema em Porto Velho
Quinta-feira, 19 Outubro de 2017 - 12:49 | da Assessoria
A mostra competitiva do Festival de Cinema Ambiental Cineamazônia começou nesta quarta-feira (18) no Teatro Um do Sesc Esplanada e o curta Balanceia foi primeira obra a ser apresentada.
Escrito pelo ator e comunicador Juraci Júnior, o curta foi gravado em Parintins e na capital rondoniense e mostra o momento que um viajante faz o caminho de volta para casa, de barco, depois de passar dias em Parintins. No curta-metragem, imagens gravadas com celular durante o festival folclórico e a viagem de barco dão um toque de realismo ao filme, mesmo sendo uma obra de ficção.
Juraci relata que, ainda durante a viagem de volta, no barco, escreveu os dois textos que, em seguida, adaptou para o cinema. “O filme é uma homenagem ao povo do Amazonas", conta Juraci, que atua, assina o roteiro do filme e, também, a direção, em parceria com Thiago Oliveira, um nome de peso na publicidade local.
A supervisão do curta-metragem é de Tarcísio Lara Puiati, roteirista de novelas da Rede Globo, que se mostra encantado pelas histórias vividas na Amazônia.
"O convite para a supervisão me encheu de orgulho, porque conheci Juraci em Porto Velho, quando ele atuou no meu filme Quimera, em 2013. De lá para cá, temos feito outros trabalhos, como o filme Cordão de Ouro, que está em fase de montagem. Fico muito feliz, especialmente por ver que tem muita poesia envolvida no curta e muita vontade de realizar o trabalho”, diz Tarcísio.
Além disso, segundo o roteirista, é fundamental a diversidade no cinema nacional. “Eu acho que as manifestações culturais do Norte do Brasil são pouco vistas. É um Brasil que a maioria dos brasileiros não conhece. Quanto mais a gente puder mostrar a figura do nortista no cinema nacional, melhor”, declara Tarcísio, que aceitou o convite, mesmo com a agenda atribulada por conta do intenso trabalho na nova trama global, “Tempo de Amar”.
Veja Também
Daqui a pouquinho a jornalista Josi Gonçalves entrevista Jurandir Costa, idealizador do Festcine Amazônia. Ele irá falar sobre os bastidores de produção do maior festival latinoamericano de cinema e vídeo.