Geral
Governo entrega mais 12 leitos de UTI de “hospital de campanha”
Quarta-feira, 24 Junho de 2020 - 12:23 | da Redação
Parte do que o Governo chama de “hospital de campanha de Porto Velho”, comprado para atender pacientes com o Coronavírus, foi entregue pelo governador Marcos Rocha e o secretário de saúde, Fernando Máximo, na manhã desta quarta-feira (24). Inicialmente, 12 leitos de UTI foram entregues e mais oito estão previstos para os próximos dias no local onde funcionava o hospital e maternidade Regina Pacis.
No último boletim divulgado pela Agevisa, o número de pacientes internados na rede pública estadual chegou a 257.
De acordo com o secretário, uma equipe composta por 97 profissionais de saúde irá atuar na UTI do hospital. “Hoje nós vamos começar as transferências dos pacientes que precisam de internação em UTI”, disse Fernando Máximo.
Sobre a entrega total da obra, o secretário disse que a previsão é que seja concluída nos próximos dias. “A previsão é que no começo da semana que vem a obra seja entregue por completa”, diz.
A Sesau informou que o hospital de campanha atenderá somente os pacientes encaminhados pela Central de Regulação.
No hospital, 60 leitos clínicos já estão prontos para serem utilizados, mas a Sesau está em processo de contratação de profissionais através de chamamento público. “Gostaria de fazer um apelo a todos os profissionais de saúde, que nos ajude atendendo ao chamamento público para fazer parte da nossa equipe”, pediu Fernando Máximo.
A Sesau informou ainda que outros 60 leitos clínicos estão em fase de acabamento da obra, prestes a serem inaugurados.
Fernando Máximo ressalta que diferente dos demais hospitais de campanha, o de Porto Velho não será destruído e permanecerá atendendo a população do Estado. “Será uma retaguarda do Hospital João Paulo ou Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro”, ressaltou.
Segundo o secretário, o hospital conta com uma usina de oxigênio, equipamentos completos de UTI, sala de raio-x moderna, equipamentos de cirurgias, salas cirúrgicas e entre outras estruturas.
Durante a coletiva, o governador Marcos Rocha disse que vários parlamentares estaduais e federais estão ajudando o Estado nesse momento de pandemia.
Marcos Rocha disse ainda que quando foram iniciados os trabalhos para construir o hospital de campanha, o secretário Fernando máximo foi quem deu a ideia de comprar um hospital para que fosse usando durante e após a pandemia para não desperdiçar o dinheiro público.