Geral
Governo expressa pesar pela morte da diretora-geral do HB, Katiane Guedes Moreira Brandão
Terça-feira, 21 Janeiro de 2025 - 08:10 | da Secom/RO
O governo de Rondônia expressou profundo pesar pelo falecimento da médica e diretora-geral do Hospital de Base Ary Pinheiro (HBAP), Katiane Guedes Moreira Brandão, ocorrido nesta segunda-feira (20), em Porto Velho. Ela deixa um legado de compromisso e dedicação ao trabalho que desempenhava.
Ao longo de sua trajetória, Katiane se destacou por sua atuação como servidora do estado desde 2012, e teve relevância em diversos cargos; recentemente como diretora-geral do HBAP.
“Nos anos mais críticos da saúde pública, durante o período da pandemia da covid-19, a médica se mostrou uma profissional incansável. Entre 2020 e 2021, ela se destacou por sua dedicação e por criar estratégias inovadoras no gerenciamento de urgências e emergências. Como gestora da Central de Regulação de Urgência e Emergência (Crue) do estado, desempenhou função estratégica na gestão da crise, com a missão de salvar vidas em meio à uma pandemia global sem precedentes”
A nota prossegue: “Reconhecida por sua humanidade, justiça e dedicação, dra. Katiane foi um exemplo de profissionalismo e comprometimento com o Sistema Único de Saúde, sempre pronta a ajudar e apoiar a todos que precisavam”.
Formada pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), tinha formação complementar em diversas áreas. Ela atuou como especialista em Nutrologia e Nutrologia Oncológica, com interesse em cuidados paliativos e medicina integrativa. Também foi servidora pública federal no Tribunal Regional do Trabalho de Rondônia (TRT14), onde ocupava o cargo de presidente da Junta Médica. Além disso, exercia atividades autônomas em uma clínica particular, e participou de pesquisas na Universidade Federal de Rondônia, com foco na exposição humana a poluentes ambientais.
Em ações recentes, a médica esteve presente nas reformas e ampliações dentro do Hospital de Base, como o novo centro cirúrgico e a clínica urológica, além da aquisição de equipamentos de alta tecnologia por parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Também participou ativamente da ampliação da maternidade e do centro obstétrico do HBAP, sempre procurando melhorias na qualidade do atendimento à população.