Rondônia, 23 de janeiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Greve na educação começa com grande adesão

Quinta-feira, 11 Março de 2010 - 10:37 | Assessoria


Os trabalhadores em educação da rede estadual de ensino de Rondônia entraram em greve nesta quinta-feira, dia 11/03, em protesto pelo não atendimento das reivindicações da categoria pelo governo.


Os profissionais da educação se concentraram na Sede do Sintero, de onde saíram para uma passeata no centro de Porto Velho.
Logo no primeiro dia a greve atingiu a maioria das escolas estaduais da Capital. As principais escolas, como o Instituto Carmela Dutra, João Bento da Costa, Castelo Branco, Duque de Caxias, Rio Branco, Orlando Freire, 4 de Janeiro, Risoleta Neves, Juscelino Kubstcheck, entre outras, estão na greve. Algumas delas com os portões fechados.
Os profissionais da educação se concentraram na Sede do Sintero, de onde saíram para uma passeata no centro de Porto Velho.
Um ato público está previsto para ser realizado em frente ao prédio da Seduc, onde o comando de greve pretende ser recebido pela secretária Marli Caúla.

Desde o início do primeiro mandato de Ivo Cassol, em janeiro de 2003, até fevereiro de 2010, a inflação medida pelo INPC do IBGE foi de 49,84%. Neste mesmo período houve apenas três reajustes: de 10% em abril de 2004, 5% em abril de 2006 e 4% em duas parcelas em fevereiro e maio de 2008.

Com isso os servidores acumulam perda inflacionária de 24,74%, apenas no mandato de Cassol. Em 2003 um professor ganhava 7 salários mínimos, mas hoje ganha 3 mínimos devido ao achatamento salarial.

Da mesma forma, as merendeiras, as zeladoras e os demais técnicos ganhavam 3 salários mínimos, e hoje ganham um salário mínimo.
O governo ofereceu 4,5% de reajuste, o que foi recusado pela categoria.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também