Geral
Índios acampam na Câmara em protesto por abandono
Quarta-feira, 06 Novembro de 2019 - 10:56 | da Redação
Cerca de 60 índios da tribo Kaxarari, estão acampados na Câmara Municipal de Porto Velho desde a terça-feira (5). Eles cobram melhorias para a localidade, que fica no distrito de Extrema. A manifestação acontece de forma pacífica.
Cartazes pedindo assistência na agricultura, educação e saúde foram colocados na entrada principal da Casa de Leis. Ainda segundo os manifestantes, eles estão desassistidos e reclamam bastante sobre a falta de iluminação pública. Alegam que paga a taxa todo o mês, mas não usufruem do benefício.
Jhoniso Cesar, de 48 anos, disse que as máquinas da Prefeitura e Governo nunca chegaram na região para dar melhores condições de trafegabilidade. “Toda vez que as máquinas chegam na entrada da reserva, elas retornam sem nos dar nenhuma assistência com o trabalho que precisa ser feito. Nós estamos pagando do próprio bolso para os vizinhos que tem maquinários, para fazer os trabalhos nas estradas, e preparar a terra para o plantio, serviço que é de responsabilidade da prefeitura”, diz.
Segundo Edson Kaxarari, o administrador de Extrema não autoriza a entrada das máquinas na aldeia. “A responsabilidade da manutenção da estrada é da Prefeitura, mas o administrador diz sempre que tem uma Lei que proíbe a entrada. Nós só vamos sair daqui quando tudo estiver documentado, e se não houver acordo nosso acampamento continuará montado no local”, disse Edson Kaxarari.
Ainda segundo o manifestante Edson Kaxarari, uma reunião ficou marcada para esta quarta-feira, com a presença do presidente da Câmara, juntamente com todos vereadores, representantes do Ministério Público, Prefeitura e secretarias envolvidas