Rondônia, 03 de fevereiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Iniciada a revisão do PCCR da saúde, diz sindicalista Caio Marin

Sexta-feira, 23 Agosto de 2013 - 16:25 | Assessoria


Iniciada a revisão do PCCR da saúde, diz sindicalista Caio Marin
A criação de uma Mesa de Negociação Permanente do SUS de Rondônia (MENP/SUS-RO) é o passo inicial dado pelo Governo do Estado para implantar finalmente, a revisão do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores da saúde (PCCR).



A MENP/SUS-RO foi criada esta semana durante a realização de uma oficina de Planejamento feita por técnicos do Dieese que contou com a participação entre os membros representantes do Governo e dos sindicatos estaduais representativos do servidor público.

O anúncio foi feito hoje pelo presidente do Sindsaúde, Caio Marin, que representará o servidor da saúde na referida comissão. De acordo com o presidente, a MENP/SUS-RO foi criada para resolver os conflitos relacionados a trabalhadores da saúde com o Governo.

Caio Marin ressaltou que a revisão do PCCR é apenas um dos objetivos da Mesa, que também vai discutir de forma mais objetiva e eficiente os problemas relativos a capacitação de servidores, condições de trabalho, humanização no ambiente de trabalho, dentre outras coisas.

“O Governo do Estado vinha tentando resolver conflitos com os entes sindicais de forma errada. A Lei do SUS já prevê a criação deste tipo de colegiado para a discussão desses problemas, mas nunca foi efetivada. Ganhamos agora uma ferramenta capaz de dirimir com mais celeridade esses conflitos entre a categoria e o Executivo”, ressaltou.

Na reunião de criação do MENP/SUS-RO, realizada na quarta-feira e quinta-feira desta semana (dias 21 e 22 de agosto), na Cetas, participaram o presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Raimundo Nonato, técnicos do Dieese, assessores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e representantes sindicais.

O fato novo da revisão do PCCR da saúde, segundo Caio Marin, é a unificação de vários pontos das legislações da saúde em um só plano, para que todas as categorias sejam contempladas. O Sindsaúde já vai se antecipar e pedir inclusão no orçamento de 2014 a disponibilidade financeira e orçamentária para implantação do PCCR e da transposição. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também