Rondônia, 22 de janeiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Justiça do Trabalho vai atuar em regime de plantão no final de semana para atender operários de Jirau

Sábado, 19 Março de 2011 - 15:18 | Assessoria


A Justiça do Trabalho vai funcionar em regime de prontidão no final de semana para acompanhar e apreciar possíveis casos de rescisão de contrato dos operários que não quiserem mais trabalhar nas obras da usina hidrelétrica de Jirau, após os incidentes de terça e quinta-feira últimas.


De acordo com a presidente do Tribunal, desembargadora Vania Abensur todos os relatos feitos pelas autoridades policiais e por dirigentes das empresas construtoras são preocupantes, e por isso a Justiça do Trabalho vai atuar junto com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e Seccional de Rondônia da OAB no sentido de garantir os direitos dos trabalhadores e restabelecer a tranquilidade entre os operários.
Os desembargadores, juízes do trabalho e servidores manterão ainda visitas constantes aos locais onde estão alojados cerca de 6.000 trabalhadores em Porto Velho, capital de Rondônia.
De acordo com a presidente do Tribunal, desembargadora Vania Abensur todos os relatos feitos pelas autoridades policiais e por dirigentes das empresas construtoras são preocupantes, e por isso a Justiça do Trabalho vai atuar junto com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e Seccional de Rondônia da OAB no sentido de garantir os direitos dos trabalhadores e restabelecer a tranquilidade entre os operários.

Em reunião com dirigentes da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, a direção do TRT decidiu alternar as estratégias de atendimento, realizando no final de semana rodadas de conversações para conscientizar os trabalhadores e somente depois de nova avaliação realizar as tomadas de reclamações e as audiências de julgamento.

Um grupo coordenado pelos desembargadores Vulmar de Araújo Coêlho, Carlos Augusto Lôbo e Socorro Miranda, e composto ainda pelos juízes Shikou Sadahiro (convocado), Domingos Sávio, Rui Barbosa, Francisco Montenegro Neto, procuradores do Ministério Público do Trabalho e diretores de unidades do Tribunal, visitaram as instalações onde estão alojados os operários, como o ginásio do Sesi e os clubes Caipirão, Forasteiro e Nautillus, para acalmar e relembrar os trabalhadores quanto aos seus direitos trabalhistas.

Os magistrados falaram aos trabalhadores sobre a importância da manutenção da ordem como garantia do respeito aos direitos de cada operário e do compromisso firmado pelos representantes do consórcio construtor da usina de Jirau com a JT para assinar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho para não demitir e manter em dia o pagamento dos dias trabalhos e outros direitos dos empregados.

Como a maioria dos trabalhadores veio de outras regiões do país, o consórcio informou que fretou dois aviões e 80 ônibus para transportar os trabalhadores de volta aos seus Estados.

Com o apoio de um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal a desembargadora Vania Abensur sobrevoou e em seguida visitou o canteiro de obras da hidrelétrica, onde manteve contato com integrantes da Força Nacional para fazer uma nova avaliação da situação para planejar outras atividades até que tudo volte à normalidade.

A previsão da construtora Camargo Corrêa é de reiniciar na segunda-feira (21) as obras da segunda etapa da usina, uma vez que a maioria das instalações e alojamentos da margem esquerda do rio Madeira não foram depredados, além do consórcio prevê a transferência de 3.000 operários do canteiro de obras da margem direita para o outro lado do rio. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

LIMINAR DA JUSTIÇA DO TRABALHO OBRIGA RESPONSÁVEIS POR JIRAU A GARANTIR EMPREGO E IDA E VOLTA DE OPERÁRIOS COM DIÁRIAS DE VIAGEM

A Justiça do Trabalho de Rondônia, através do Plantão Judiciário, concedeu na noite deste sábado (19), em Ação Civil Pública impetrada pelo Ministé...

Para delegado, operários presos não cometeram crime

Os 12 operários presos por suspeita de participação no quebra-quebra das obras da usina hidrelétrica de Jirau, em Rondônia, na semana passada, têm ...