Rondônia, 04 de fevereiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Justiça Itinerante conclui atendimento na Ponta do Abunã

Quarta-feira, 30 Outubro de 2013 - 09:02 | TJ-RO


A Operação Justiça Rápida Itinerante, coordenada pelo juiz de Direito Johnny Gustavo Clemes, titular do Juizado Especial da Fazenda Pública da capital, concluiu todo o atendimento nos distritos pertencentes ao município de Porto Velho (RO), na região denominada Ponta do Abunã. Em parceria com o Ministério Público Estadual, Defensoria Pública e a Polícia Militar, a equipe esteve em nove localidades resolvendo de forma conciliatória disputas pela posse de bens, retificação de certidões com erros materiais, alimentos e visitas para os filhos, cobranças até 40 vezes o valor do salário mínimo, entre outros procedimentos previstos na Lei 9.099/1995.



Na primeira etapa da Operação, compreendida no período de 28 de agosto a 3 de setembro de 2013, foram atendidos os distritos de Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã e Abunã. O Judiciário Estadual fomentou nas Escolas Públicas, um ambiente conciliatório, onde as partes, frente a frente, puderam expor seus conflitos e de maneira amigável, resolvê-los. Mais de 300 audiências foram realizadas. "A população também aproveitou a oportunidade para pedir informações e tirar dúvidas relacionadas a mecanismos judiciais que pudessem lhe garantir direitos", disse Johnny Gustavo Clemes.

A segunda etapa ocorreu recentemente, no período de 15 a 20 outubro de 2013, e abrangeu os distritos de Jacy Paraná, Nova Mutum, União Bandeirantes e a localidade Gleba do Rio Pardo. Nesta o total de audiências foi de 194. De acordo com o juiz Johnny Clemes, o trabalho ocorreu tranquilamente, porém, as dificuldades de acesso a algumas comunidades que marcaram a Operação. "Descemos por várias vezes dos veículos para retirar das estradas, árvores caídas. Também enfrentamos inúmeros atoleiros que, por pouco nos impediram de chegar até o local destinado às audiências", detalhou.
Para o magistrado, apesar dos obstáculos encontrados ao longo do percurso, a sensação de dever cumprido foi maior e infinitamente gratificante para toda equipe. "O Poder Judiciário de Rondônia está de parabéns por viabilizar a manutenção de um projeto que proporciona a dezenas de pessoas um acesso à Justiça mais rápido e sem custos". Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também