Geral
LOTÉRICAS ESTÃO IMPEDIDAS DE FAZER ATENDIMENTOS BANCÁRIOS EM RONDÔNIA
Quinta-feira, 18 Março de 2010 - 09:35 | RONDONIAGORA
A Justiça do Trabalho em Rondônia proibiu as casas lotéricas de todo o Estado de realizarem serviços bancários, em decisão do juiz Afrânio Viana Gonçalves. O pedido foi feito pelo Sindicato dos Bancários (Seeb) que alegou a ausência de segurança nos locais. O juiz concordou com os argumentos. A ação, que começou em 2001 determina que a Caixa Econômica Federal (CEF), que controla as lotéricas retire o sinal que possibilita o atendimento bancário. Mas de acordo com o SEEB, apesar de existirem em Porto Velho pelo menos três lotéricas que dispõe de aparato de segurança, a CAIXA cortou esse sinal de todas as casas.
O juiz Afrânio Viana Gonçalves entendeu que nestes quase nove anos desde o início do processo do sindicato, a Caixa Econômica não implementou as medidas de segurança necessárias para uma unidade que funciona como uma extensão do próprio banco e que, por conseqüência, atua com um volume gigantesco de dinheiro e com uma demanda mais volumosa de pessoas.
Assim, o juiz determinou à Caixa a imediata suspensão dos serviços bancários executados nas lotéricas, até que haja a implantação dos sistemas rígidos de segurança nas casas lotéricas, sob pena de multa diária de até R$ 50 mil. "É uma luta antiga, para garantir a segurança dos trabalhadores e da sociedade em geral, uma preocupação que deveria ser dos empresários, donos das lotéricas, que também são vítimas dos assaltos, disse o presidente do SEEB, Cleiton dos Santos.
Ele explica ainda que agora o problema dos lotéricos é procurar a Caixa Econômica Federal e o Sindicato das Loterias.
Rondônia conta com 62 casas lotéricas, sendo que só em Porto Velho são 14. As estatísticas sobre assaltos não são precisas, mas somente numa casa lotérica, que fica exatamente em frente à Superintendência da Caixa, na Capital, foi assaltada duas vezes em 2009.
VEJA TAMBÉM:
TRT já havia decidido pela segurança em lotéricas em 2.004; Veja decisão