Rondônia, 04 de fevereiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Madeira chega ao nível da rua na área do Cai N’Água

Segunda-feira, 02 Março de 2020 - 16:45 | da Redação


Madeira chega ao nível da rua na área do Cai N’Água

Com a elevação do nível do Rio Madeira, que marcou 15,87 metros na tarde desta segunda-feira (2), a Rua Beira Rio, localizada no Bairro Cai N’Água, em Porto Velho, começou a ser invadida pela água. Segundo a previsão do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), divulgada pela Defesa Civil, o rio deve atingir a cota dos 16,50 metros nas próximas semanas.

Edcarlos da Silva, de 32 anos, trabalha no Cai N’Água há mais de oito anos, e espera que este ano não ocorra uma enchente com a proporção da que ocorreu em 2014. “A gente sempre fica preocupado nessa época do ano, principalmente quando o rio começa encher muito rápido. Espero que este ano a cidade não sofra com a cheia igual nos anos anteriores”, espera o trabalhador.

Quem mora as margens do Rio Madeira, também se preocupa com a elevação das águas. Há mais de 20 anos, Ademir Ribeiro, de 46 anos, diz que todos os anos é a mesma preocupação durante a época de cheia. “Quem mora na beira do rio sempre fica aflito nesse período porque a gente não sabe com que proporção as águas subirão. Nós ficamos em alerta, principalmente no período da noite”, disse.

Apesar da elevação da água, o serviço de embarque e desembarque de mercadorias na Rua Beira Rio continua.

Em 2019, no mesmo período deste ano, quando o nível do rio passou dos 16 metros, segundo o coordenador da Rogério Felix, a Defesa Civil já estava retirando famílias do Bairro Triangulo, Bairro Balsa e toda a população que mora nas redondezas do camelódromo da capital. “Esse ano está sendo diferente e nós estamos com quase dois metros a menos de diferença do ano passado”, explicou o coordenador.

A Defesa Civil continua monitorando e visitando as famílias da área urbana da cidade, baixo e médio madeira que geralmente são afetadas com a elevação do rio.


Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também