Rondônia, 22 de janeiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Mais de 120 tipos de exames estão disponíveis na rede municipal de saúde

Segunda-feira, 09 Dezembro de 2024 - 14:12 | SMC


Mais de 120 tipos de exames estão disponíveis na rede municipal de saúde

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realiza uma média de 80 mil exames mensais no Laboratório Municipal (LAM). São 127 tipos de exames disponibilizados aos moradores da zona urbana e rural da capital. Com a chegada dos novos equipamentos, essa oferta será ampliada para 300 modalidades.

Entre os exames disponíveis na rede municipal de saúde estão: hemograma, hepatites A e B, glicose, Beta HCG, PSA, testosterona, HIV, grupo sanguíneo, ácido úrico, cálcio, cloretos, magnésio, potássio, ureia, progesterona e muitos outros.

Geralmente, os exames laboratoriais são solicitados como forma de checagem aprofundada da saúde do indivíduo, para investigar e monitorar doenças e acompanhar fases importantes como a gestação, por exemplo.

Confira aqui a lista completa de exames laboratoriais disponíveis por unidade da rede municipal de saúde.

A Prefeitura de Porto Velho ainda oferece em sua rede, diagnóstico para bacterioscopia, leishmaniose e micose, exames igualmente importantes e ainda pouco procurados utilizados pela população.

Leishmaniose é uma doença infecciosa, causada por parasitas, com grande incidência na região amazônica. Já a ​bacterioscopia é um exame ginecológico que auxilia na detecção de infecções vaginais, enquanto o exame de micose avalia a presença de fungos, através da raspagem em pele e unha.

LOCAIS DISPONÍVEIS

Para ter acesso ao serviço, é necessário procurar uma das unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30, ter em mãos a requisição do exame, solicitado pelo médico em consulta ao paciente, além de documentos pessoais e cartão do SUS. O atendimento ocorre por ordem de chegada, obedecendo às preferências definidas por lei.

Confira aqui a relação completa com endereço das unidades que realizam coleta de exames laboratoriais

Gerente da Divisão de Laboratório da Semusa, Marcelo Brasil, explica que exames de diagnósticos são oferecidos em todas as unidades da rede municipal de saúde. No entanto, no serviço especializado e de urgência e emergência, o atendimento é exclusivo para pacientes internos, em observação ou tratamento na própria unidade.

“Já nas unidades básicas, a coleta do material está disponível para todo cidadão, conforme pedido médico. Nos distritos também são realizadas coletas conforme cronograma de cada região. Posteriormente, as amostras são direcionadas para o Laboratório Municipal, onde é possível oferecer diagnósticos cada vez mais precisos e em tempo reduzido, contribuindo assim para o bem-estar e qualidade de vida das pessoas”, explica o gerente.

Confira aqui as instruções que devem ser seguidas antes da coleta de exames laboratoriais.

ABRANGÊNCIA

Em 2023, o trabalho das análises laboratoriais resultou em cerca de 1,2 milhão de exames realizados. Neste ano, de janeiro a 18 de novembro, foram mais de 865 mil diagnósticos.

A paciente Luana Bernardo realizou exames de rotina como o hemograma completo, além de outros diagnósticos na rede municipal de saúde. Para ela, a realização dos exames é uma forma de garantir sua qualidade de vida.

“É uma maneira eficaz de se cuidar e se manter saudável, é por meio da realização regular de exames que podemos detectar alterações no organismo, permitindo um diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento. Realizei meus exames na unidade de saúde Nova Floresta e tive um atendimento muito satisfatório”, comentou a paciente.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também