Geral
Mais de 5 mil veículos trafegam na Calama pela manhã, diz secretário ao justificar mudança de sentido
Quinta-feira, 14 Setembro de 2023 - 14:33 | Redação
Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (14), o secretário Municipal de Trânsito, Anderson Pereira, apresentou o projeto de mudança de tráfego na avenida Calama, em Porto Velho. Segundo ele, mais de 5 mil veículos passam pela via só pela manhã. A medida começa na próxima segunda-feira (18).
Segundo o secretário, os primeiros 30 dias serão realizados como testes.
“Lá na frente ou não, podemos mudar o horário de duração da alteração do fluxo, mas isso vai depender da variação que vamos fazer nesses 30 dias”, disse Anderson Pereira.
O gerente de tráfego da Semtran, Décio Henrique, afirmou que o estudo feito identificou mais de 5 mil veículos transitando na avenida Calama no período das 6:30 até às 8:30.
Foi constatado também que, por volta das 7h20, as filas de carros do sinal da avenida Rio Madeira com a Calama são quilométricas e têm chegado na altura da sede do Instituto Federal de Rondônia (Ifro).
Questionado pelo RONDONIAGORA sobre o motivo de não transformar a via em mão única de forma permanente, o secretário afirmou que o maior fluxo é pela manhã.
“Se mudarmos o sentido de forma permanente, poderá ter impacto no comércio, porque não teremos outra rua próxima para que as pessoas voltem, mas isso está sendo estudado”, relatou.
Outras mudanças são estudadas
A Semtran disse também que o número de veículos circulando em Porto Velho cresceu, na última contagem, são quase 220 mil nas ruas, sendo que cerca de 100 mil são motocicletas.
Segundo o engenheiro de tráfego, Vinicius Feitosa, da pasta de trânsito, algumas vias das zonas Leste e Sul deverão sofrer mudanças.
“Nós estamos estudando e buscando fazer binários, que são transformações de vias que hoje são mão duplas e passarão a ser mão única, para dar mais fluidez ao trânsito”, relatou Vinicius.
Serviço
A mudança de sentido começa a partir da próxima segunda-feira, no trecho a partir da avenida Guaporé até o centro da cidade.
Segundo a Semtran, a medida funcionará de segunda a sexta-feira das 6h30 da manhã até às 8h30. Ao todo, 14 ruas entre a Guaporé e a rua Venezuela, serão afetadas.