Rondônia, 06 de fevereiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Manoelzinho toma posse como presidente do Sintero

Quinta-feira, 08 Dezembro de 2011 - 08:18 | Assessoria


Manoelzinho toma posse como presidente do Sintero
Em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira, dia 07 de dezembro, em Porto Velho, tomou posse a nova diretoria do Sintero, eleita pelos trabalhadores em educação no dia 03 de novembro, tendo como novo presidente o sindicalista Manoel Rodrigues da Silva, o “Manoelzinho do Sintero”.



O presidente da Comissão Eleitoral, Raimundo Bezerra Neves, abriu a solenidade de posse fazendo um breve relato de todo o processo eleitoral, conduzido com transparência e imparcialidade. Ele leu a ata final de apuração e proclamou o resultado da eleição.

A Chapa 1 “Renovação com Responsabilidade”, liderada por Manoelzinho, venceu as eleições com 7.532 votos, contra 4.820 votos da chapa 2, representando uma diferença de 2.712 votos.
O Quórum exigido pelo estatuto do Sintero para validar a eleição é de 30% dos eleitores. No entanto, 13,397 filiados votaram na eleição desvinculada para a Diretoria Executiva e para as Diretorias Regionais, formando um quórum de 57,5%.

Embora a Chapa 1 tenha vencido a eleição com uma ampla diferença de votos, a chapa 2, derrotada pelos filiados e inconformada com o resultado, entrou com ação na Justiça do Trabalho questionando o processo eleitoral, o que fez com que o Juiz da 3ª Vara do Trabalho, através de liminar, suspendesse a posse, marcada de acordo com o Estatuto, para conferir a apuração.

Um trabalho de recontagem e conferência, feito por dois oficiais de Justiça com o acompanhamento de um representante do Ministério Público do Trabalho e dois representantes de cada chapa, constatou que a eleição foi legítima e que seguiu rigorosamente o que estabelecem o Estatuto do Sintero e o Regimento Eleitoral.

Depois dessa constatação, o Juiz da 3ª Vara do Trabalho suspendeu a liminar que impedia a posse, confirmando, assim,a vitória da Chapa 1.
Além da diretoria eleita, a cerimônia de posse contou com muitos convidados.

A mesa principal foi composta pelo presidente da Comissão Eleitoral, Raimundo Bezerra Neves; o novo presidente do Sintero, Manoel Rodrigues; a diretora da Regional Apidiá, Ana Iris Rolim Arraes, que representou os demais diretores regionais; o conselheiro fiscal João Duarte Pereira, que representou os demais membros do Conselho Fiscal; o presidente do Sindsef, Daniel Pereira; e o ex-presidente do Sintero, vereador licenciado e secretário Municipal de Agricultura, José Wildes de Brito.

A presidente do Sintero, Claudir Mata, não pode comparecer por estar participando de um congresso internacional de educação, como diretora executiva da CNTE, e por isso teve a sua ausência justificada.
Todos os integrantes da mesa saudaram a nova diretoria do Sintero, destacaram que a vitória foi por merecimento e pelo reconhecimento dos trabalhadores em educação ao trabalho já realizado, e lembraram que a nova diretoria terá um desafio pela frente, que é a luta pelo atendimento das reivindicações da categoria.

Em seu discurso de posse, Manoelzinho agradeceu a todos que apoiaram a chapa 1, aos trabalhadores em educação que reconheceram o trabalho e confiaram em suas propostas, e à diretoria do Sintero, pelo trabalho realizado.

Ele se emocionou ao falar das dificuldades enfrentadas e ao reafirmar o seu compromisso de lutar pelos trabalhadores em educação, como sempre fez.
“A campanha acabou. A eleição passou. Agora somos todos Sintero. Não tem mais chapa, não tem mais divisão. A luta agora é uma só. Por isso, conto com os diretores eleitos e conclamo à toda a categoria, àqueles que votaram na chapa 1 e os que optaram pela chapa 2, para que se unam, pois somente com a nossa união é que conquistaremos os nossos objetivos. Isso já está provado. Não há conquistas sem luta”, disse Manoelzinho, sendo muito aplaudido.

O novo presidente do Sintero finalizou o discurso anunciando que uma das primeiras medidas será a organização da campanha salarial 2012 buscando reajuste salarial para os trabalhadores em educação municipais, estaduais e federais, além da definição de estratégias para exigir do governo o cumprimento da pauta 2011 e dos compromissos feitos com a categoria, como a reformulação do plano de carreira, as correções das gratificações, o pagamento da licença prêmio, e o pagamento dos precatórios. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também