Geral
Mesmo com aumento de casos de covid-19, Governo e Prefeitura da capital mantêm início de aulas para 9 de fevereiro
Quarta-feira, 26 Janeiro de 2022 - 15:18 | da Redação
O crescente aumento no número de casos positivo de Covid-19 em Rondônia, não mudou os planos da Prefeitura de Porto Velho e do Governo do Estado em iniciar o ano letivo nos próximos dias, segundo confirmaram ao RONDONIAGORA. Os executivos estadual e municipal vão manter o retorno das aulas presencias marcado para o dia 9 de fevereiro deste ano, focados no que garantem ser um sistema seguro contra o Coronavírus.
A Prefeitura informou que vai seguir o plano montado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), para retornar as aulas presencias em todas as escolas.
O Governo do Estado, também confirmou que vai manter o retorno das aulas previsto para o dia 9 do próximo mês, seguindo todas as recomendações sanitárias.
De acordo com o município, a ação contempla os alunos da educação infantil, ensino fundamental e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas da zona urbana e da zona rural.
A Semed informou que o plano foi elaborado ainda em 2020 e permitiu que, no ano passado, o município priorizasse o ensino híbrido, com aulas presenciais e também de forma remota. O formato deve ser mantido, mas não será opcional. Apenas alunos com comprovação documental poderão permanecer no ensino remoto.
O retorno presencial, segundo a secretária Gláucia Negreiros, só foi possível por conta do avanço da vacinação para todos os profissionais da educação, sem deixar de atender o ensino híbrido nas sextas-feiras para as famílias que não se sentiam seguras.
O decreto municipal, implantado em 2021, estabelece a obrigatoriedade de apresentação do cartão de vacina para acesso aos órgãos da administração municipal, incluindo escolas, o que é válido para pais e responsáveis, segundo a Semed.
Avanço da Covid-19
Nesta terça-feira (25), em Rondônia, foram confirmados 2.451 novos casos de Coronavírus e quatro mortes por complicações da doença.
Os números alarmantes têm preocupado o Governo, que anunciou o aumento de leitos. A Prefeitura da capital também anunciou novo planejamento para tratar casos suspeitos de Coronavírus e de gripes, que tem aumentado no município, causando a morte de alguns pacientes graves.
No total, 221 pacientes estão internados em todo o estado, segundo dados da Agevisa.