Geral
Moradores da Zona Leste denunciam descarte de carne podre em terreno baldio
Segunda-feira, 15 Agosto de 2022 - 15:40 | Redação
A Rua Tucunaré, que é localizada no bairro Lagoa, vem trazendo bastante dor de cabeça para os moradores da Zona Leste. Os terrenos baldios não vem recebendo os devidos cuidados por parte dos proprietários e acabam se tornando os principais pontos de descarte irregular da população, trazendo todo o tipo de lixo e até mesmo sacos com carnes apodrecidas.
Joziel Costa, que é vigilante, usa o trecho todos os dias para trabalhar e retornar para casa e, segundo ele, a carne é o pior dos males que vêm aparecendo na região. “Aqui o povo joga de tudo e não tem fiscalização nenhuma, tem cachorro morto, cabeça de boi, pneu de carro”, comentou o vigilante. Joziel também informou que só diminui essa quantidade a partir do momento que os próprios moradores resolvem se juntar para tomar alguma providência.
“As coisas só vão diminuindo porque os moradores se juntam para colocar fogo no terreno. A gente até gostaria de fazer diferente, mas ninguém tem coragem de por a mão aqui pra limpar”, finalizou.
Ações do município
Em busca de resolver esse impasse, a equipe do RONDONIAGORA entrou em contato com o diretor de Posturas Urbanas da Secretaria Municipal de Serviços Básicos, Gilson Moraes. Ele informou que já existe um processo em andamento em conjunto com a Procuradoria Geral do Município (PGM) para autuar esses proprietários de lotes baldios.
Gilson acrescentou também que a secretaria possui um departamento próprio para fiscalizar esses terrenos e notificar os proprietários. São fiscalizados uma média de 500 a 600 terrenos por mês. Caso os fiscais não consigam entrar em contato com os proprietários, a limpeza é feita por conta do município, e o valor do serviço acrescentado no valor do IPTU. Os valores variam, mas podem chegar a R$ 800,00 dependendo de cada caso. Para isso, a Prefeitura de Porto Velho conta com dois canais para denúncias referentes aos terrenos, sendo eles 0800 647 1390 e 3901-3134.