Rondônia, 03 de fevereiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

MP de Rondônia promove marcha contra a violência nesta sexta-feira

Quarta-feira, 28 Agosto de 2013 - 16:12 | RONDONIAGORA


O Ministério Público do Estado de Rondônia realiza nesta sexta-feira, dia 30 de agosto, a partir das 16 horas, a terceira edição da Marcha pela Vida, uma campanha para educação e sensibilização da sociedade contra todo tipo de violência. A concentração será na Praça Aloísio Ferreira, passando pelas ruas centrais de Porto Velho, com previsão de chegada na Praça Madeira-Mamoré, onde serão realizadas diversas atividades culturais.



A iniciativa conta com apoio de diversos órgãos a exemplo do MPF, TRE, TRT, Detran, TJRO, TCE, Governo do Estado e Prefeitura de Porto Velho. Estão colaborando ainda com a divulgação da caminhada o Sindicato dos Bancários, Associação Comercial, Colégio Adventista, Academia Inove Fit, SESC, Sindicato das Escolas e Faculdades Particulares, Arquidiocese de Porto Velho, Igreja Wesleyana e Porto Velho Shopping.

Este ano, um das bandeiras da Marcha será a campanha “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude”, criada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A campanha “Conte até 10” tem o objetivo de conscientizar a sociedade de que muitos homicídios são cometidos por impulso, em momentos de nervosismo e raiva, seja no trânsito, em bares ou mesmo dentro de casa. A iniciativa é do CNMP em parceria com a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e conta com apoio do Ministério Público do Estado de Rondônia.

A Marcha pela Vida também terá novamente como parceiro o Tribunal Regional Eleitoral, com o objetivo de dar o enfoque ao voto consciente. Outra demanda que novamente será incentivada, em razão do alto índice de acidentes de trânsito, será a importância da Direção Defensiva, tendo a parceria do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran).

A marcha contará com a participação da Banda de Música da Polícia Militar, Grupo Kids da Igreja Metodista Wesleyana - Dança e show de pirofagia; boneco “Didico”, manuseado pela artista bonequeira Vavá de Castro, do Detran; Grupo EPA – Ei, Pare, Atenção! – apresentação de peça teatral, durante o trajeto e ao final da marcha, e animação de Tico Marinheiro, profissional do SESC RO.

A proposta de realizar a Marcha pela Vida surgiu em 2011, durante reunião com o poder público a respeito do Tratamento de Drogadição, que ocorreu no mês de novembro do mesmo ano. A campanha teve adesão e visibilidade importantes na capital e também em Ariquemes e Costa Marques em 2011 e Machadinho do Oeste em 2012, tornando-se, desde então, ação permanente do Ministério Público do Estado de Rondônia, prevista para ocorrer anualmente. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também