Rondônia, 22 de janeiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

MP DE RONDÔNIA, TCE E PF DEFLAGRAM OPERAÇÃO PARA DESARTICULAR ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA NA PREFEITURA DE PORTO VELHO

Quinta-feira, 06 Dezembro de 2012 - 07:56 | RONDONIAGORA


O Ministério Público de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em conjunto com a Polícia Federal e o Tribunal de Contas do Estado, deflagrou na manhã desta quinta-feira, dia 6 de dezembro, a Operação Vórtice, visando desarticular organização criminosa instalada na Prefeitura de Porto Velho e que desviava recursos por meio de fraudes em licitações milionárias.



A operação consistiu no cumprimento de 18 mandados de prisão, 31 mandados de busca e apreensão, 22 mandados de afastamento de cargo público e 22 mandados de indisponibilidade de bens dos investigados, todos expedidos pelo Tribunal de Justiça de Rondônia, a serem cumpridos em Porto Velho.

As investigações começaram em 2011, gerando a instauração de inquérito policial no início de 2012, e foram desenvolvidas em cooperação pelo Ministério Público de Rondônia, Polícia Federal e Tribunal de Contas do Estado. Constatou-se que a organização criminosa, integrada por agentes públicos municipais, empresários e pessoas tidas como “laranjas”, todos em conluio objetivando enriquecer à custa do erário municipal, vinha fraudando contratos de prestação de serviços firmados entre 2005 e 2012 com a Prefeitura.

Os ilícitos ocorreram no âmbito das Secretarias Municipais da Administração (SEMAD), Serviços Básicos (SEMUSB), Obras (SEMOB), Agricultura (SEMAGRIC), Procuradoria-Geral do Município (PGM) e Controladoria-Geral do Município (CGM).

Apurou-se que as empresas ligadas à organização criminosa tiveram valores empenhados acima de R$ 100 milhões com o poder público municipal durante os anos de 2006 a 2012. As últimas operações desencadeadas pelo Ministério Público do Estado de Rondônia e entidades parceiras (Termópilas, Olimpo e Vórtice) resultaram na desarticulação de três organizações criminosas que detinham contratos públicos que, somados, superavam o valor de R$ 280 milhões, levando-se em conta apenas os últimos três anos, alvo das investigações.

Os investigados responderão, na medida de sua culpabilidade, pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva, corrupção ativa, fraude a licitação, tráfico de influência, peculato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, dentre outros. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

OPERAÇÕES DA PF EM PORTO VELHO ENVOLVEM 155 AGENTES

As duas operações realizadas pela Polícia Federal, MPF e MP em Porto Velho envolvem 155 agentes de seis estados.

CORRUPÇÃO NA PREFEITURA: PF PERMANECE NA CASA DE ROBERTO SOBRINHO E PREFEITO NÃO PODE SAIR

Fontes do RONDONIAGORA relatam que o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho (PT) ainda está em sua residência e na companhia de agentes da Políc...

CORRUPÇÃO NA PREFEITURA: GABINETE DO PREFEITO TEVE QUE SER ABERTO POR CHAVEIRO

A chefe de gabinete da Prefeitura de Porto Velho, Mirian Saldaña passou mal em casa, quando recebeu o mandado de prisão. Ela tentou falar com o prefeito Roberto Sobrinho, que também recebia “visita” de agentes em sua residência.