Rondônia, 19 de abril de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Novo atendimento do Ressoar é repassado a apenados

Terça-feira, 16 Setembro de 2014 - 10:10 | TJ-RO


O juiz da Vara de Execuções Penais da comarca de Porto Velho, Renato Bonifácio, esteve com detentos da penitenciária Edvan Mariano Rosendo, Urso Panda, para dialogar sobre a greve de fome iniciada por eles e as reivindicações de melhorias na unidade prisional. Na reunião também foram sanadas dúvidas sobre a folha de remissão e as atividades desenvolvidas pelo projeto Ressoar (Resgate Social de Apenados). Após a visita, os detentos voltaram a se alimentar. O encontro ocorreu no final da semana passada.



Entre os onze critérios pautados pelos detentos, o magistrado fez questão de explicar os que são de responsabilidade do Poder Judiciário. Segundo Bonifácio, as folhas de ponto, também conhecidas como folha de remissão, nunca foram retiradas como alegado. “A folha de remissão é usada para progressão de regime, conforme dias trabalhados e estudados. Entretanto, esse benefício era comum a todos, inclusive para quem não trabalhava e estudava. Por essa razão resolvemos tirá-la para não haver injustiças”, pontuou.

Outra questão levantada pelos apenados foi com relação ao Ressoar. A reclamação era de que o atendimento frente ao juiz, promotor de Justiça e defensor público foi tirado. Porém, o magistrado fez questão de explicar que as atividades do projeto estão em andamento desde 25 de agosto. “A opção de fazer a análise dos processos na VEP acarreta maior celeridade, pois evita os constantes deslocamentos da equipe nas unidades, montagem e desmontagem de equipamentos, além de proporcionar uma economia de 70% ao Judiciário”, explicou Renato Bonifácio.

Unidades atendidas

Segundo o juiz da VEP, o Ressoar está em andamento desde o final de agosto, conforme cronograma e, atualmente, a equipe analisa os processos dos apenados do Ênio Pinheiro. Até agora, 661 atendimentos já foram realizados, referente as unidades prisionais Feminina (fechado, provisório e semiaberto) e a Colônia Penal (CAPEP).

Resultado positivo

A Vara de Execuções Penais não encontrou cálculos de benefícios vencidos até o momento da realização do Mutirão Carcerário. De acordo com o magistrado, as melhorias nos presídios são visíveis, a exemplo da casa de detenção Urso Branco, que, de acordo com o Relatório Geral do Mutirão Carcerário de Rondônia de 2014, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), teve resultados positivos e cada dia desmistifica o estigma de violência causado em anos anteriores. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também