Rondônia, 01 de fevereiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Número de adolescentes grávidas é preocupante

Sexta-feira, 31 Agosto de 2012 - 10:29 | RONDONIAGORA


O Hospital de Base Ary Pinheiro está fazendo um alerta aos pais, principalmente de meninas adolescentes, até mesmo algumas ainda crianças, para o crescente número de gravidez precoce registrada no setor de alto risco.



Segundo o médico, Juan Carlos, diretor executivo da unidade, mesmo com todas as campanhas de conscientização e informações sobre os métodos de prevenção, o número de grávidas adolescentes vem aumentado a cada ano. Gravidez indesejada ou inoportuna que na maioria dos casos, para ser escondida, as meninas usam roupas apertadas ou cintas, prejudicando ainda mais a formação do bebê.

O atendimento a adolescentes grávidas dever ser realizado por uma equipe multidisciplinar, tais como, médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista e assistente social, durante o pré-natal. Além do acompanhamento médico, as grávidas precisam contar com o apoio da família e do parceiro, que são de fundamental importância para que ela saiba que não está desamparada.

As estatísticas do HB revelam números e idades alarmantes sobre o número de mães adolescentes. No ano passado, por exemplo, foram realizados partos em 140 meninas com idades dos 11 aos 15 anos. Foram uma menina de 11 anos, duas de 12, nove de 13 anos, 37 com 14 e 79 com 15 anos. Neste ano, novamente uma menina de apenas 11 anos está entre os 73 partos de adolescentes. Foram feitos também dois partos em meninas de 12 anos, sete com 13 anos, 18 com 14 anos e 41 com 15 anos .

“Na maioria dos casos, grávidas de 11 a 15 anos, podem ser acometidas de depressão, provocação de aborto ou até mesmo hemorragia espontânea com aborto, devido a não fazerem o pré-natal apropriado e caso a parturiente dê a luz ao bebê, este poderá ser pré-maturo, e muitos deles apresentam má formação fetal, com lesões por vezes irreversíveis, como, hidrocefalia, cardiopatia congênita, gastrovise, HIV, doenças conaturais, entre outras, alerta o médico especialista em ginecologia, obstetrícia e cirurgia”.

O diretor geral do Hospital de Base, médico Jean Negreiros, afirma que todas as pacientes adolescentes grávidas que dão entrada na maternidade do HB são de alto risco, devidamente assistidas por profissionais especializados, treinados e capacitados, desta forma recebem todo o atendimento padrão, inclusive no pós-parto, pois se o bebê for prematuro é de imediato transferido para UTI neonatal, onde recebe todos os cuidados necessários.

O secretário de Saúde, Gilvan Ramos, se disse "muito preocupado" com o aumento de grávidas adolescentes e pede aos pais que conversem com suas filhas sobre altos riscos de uma gravidez na puberdade, e procure orientá-las em caso de gravidez a fazerem o pré-natal no posto de saúde mais perto de sua casa.

Texto: Wilson Souza – A/I Hospital de Base Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também