Geral
Obra do complexo da Madeira-Mamoré continua em Porto Velho; Revitalização terá três etapas
Segunda-feira, 31 Dezembro de 2018 - 09:00 | da Redação
A revitalização com complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho, segue de forma intensa. No local é possível ver máquinas e homens trabalhando para concluir a obra onde está sendo feito o muro de contenção, construído por rochas.
O presidente da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), Ocampo Fernandes, explica que serão realizadas três etapas de trabalhos. A primeira iniciou com a arqueologia, para pesquisar possíveis materiais históricos antigos na região. A segunda é o projeto de reurbanização de todo o complexo incluindo os galpões e beira do Rio Madeira. Já a terceira é o muro de proteção que está sendo construído com rochas da antiga cachoeira do Santo Antônio.
No mês de março, segundo Ocampo Fernandes, iniciarão as obras de restauração dos galpões e de todo o complexo. “Toda a obra será finalizada no prazo de 18 meses para que a população possa desfrutar de um local lindo e agradável”, disse o presidente.
A obra é importante principalmente para revitalizar o patrimônio histórico da cidade e trazer de volta o turismo para o local. “Primeiro é importante destacar o dividendo econômico por meio do turismo fazendo com que a população da Capital, do Estado e de todo o Brasil, visitem o espaço quando estiver totalmente revitalizado e aberto para a população”, destacou.
Quando estiver pronto, a população vai poder desfrutar de passeio turístico de barco, lanchonetes e restaurantes, vagões que serão condicionados para bibliotecas, museu com peças antigas, equipamentos turísticos e cultural, além de muitas outras opções que a população vai conhecer quando estiver pronto. “A nossa intenção é que o local seja visitado por todos os públicos, porque esse espaço é de todos nós”, disse Ocampo.
O presidente pede ainda, mais paciência da população e garante que a obra não irá parar enquanto não estiver 100% pronta. “A população tem que ter paciência porque a obra está a todo o vapor e vai levar certo prazo para concluir, já que é uma grande obra. No final, vai valer a pena esperar. Os munícipes podem confiar que vai ser finalizada porque tem recurso empenhado para isso”, pediu Ocampo.
Ainda segundo Ocampo Fernandes, toda a obra está sendo acompanhada por todos os órgãos fiscalizadores juntamente com a prefeitura.
Segurança
A segurança de todo o completo, ficará sob a responsabilidade da Polícia Militar (PM), para evitar roubos, furtos, vandalismo e dar segurança para os frequentadores.