Geral
Obras do Espaço Alternativo são reiniciadas em Porto Velho
Sexta-feira, 26 Agosto de 2016 - 15:19 | Da redação
Paralisadas desde 2014, as obras no Espaço Alternativo em Porto Velho foram reiniciadas há cerca de 15 dias pelo Departamento de Estrada de Rodagens (DER) de Rondônia. Inicialmente, o canteiro de obras é formado pelos trabalhadores selecionados através de concurso público simplificado realizado pelo órgão. Além disso, no próximo dia 6 de setembro está prevista a licitação para contratar a empresa que vai construir a passarela inserida ao projeto. O valor total da obra deve ficar em torno de R$ 22 milhões.
De acordo com Ezequiel Neiva, diretor-geral do DER, o obra está dividida em duas partes. A primeira é integralmente executada pelos operários contratados e inclui calçamento, jardinagem e arborização. “Iniciamos a obra há cerca de 15 dias. Todo a mão de obra e todo o material utilizado é para 100% com recursos próprios do governo do estado. O nosso planejamento é que essa parte seja concluída até dezembro deste ano”, afirma o diretor.
Já a outra fase da obra seria a construção de uma passarela em substituição a dois elevados que tinham no projeto inicial. Segundo o diretor, a estrutura será metálica para a construção está sendo contratada uma empresa, por meio de licitação que deve ocorrer no próximo dia 6 de setembro. “Como ainda estamos em fase de licitação, temos que seguir os procedimentos e prazos exigidos por lei. Por conta disso, não podemos dar ainda uma previsão de conclusão. Mas, assim que for dada a ordem de serviço, a empresa terá cerca de quatro meses para concluir”, garante Ezequiel Neiva.
Questionado se construir a passarela de estrutura metálica após o calçamento, jardinagem e arborização não danificaria esta primeira parte, Ezequiel Neiva garante que não. “Todo o planejamento foi feito para que não tenhamos mais problemas e com certeza tudo sairá dentro do planejado. A passarela, mesmo sendo feita depois, não vai danificar e nem atrapalhar o andamento da outra parte”, diz.
Nesta sexta-feira (26), o RONDONIAGORA visitou o Espaço Alternativo e verificou que a obra realmente foi reiniciada. Há várias frentes de trabalho. A limpeza do local foi toda concluída, alguns tapumes foram retirados e outros mantidos para isolar a obra das pessoas que utilizam o espaço para práticas de atividades físicas.
Entenda o caso
Utilizado por muitos moradores de Porto Velho, como um dos principais pontos atividades esportiva, a obra de reforma do Espaço Alternativo estava orçada em quase R$ 23 milhões e ficou parada por quase dois anos, após suspeitas de superfaturamento apontados pela Operação Ludus, deflagrada pela Ministério Público de Rondônia, em dezembro de 2014.
Segundo o MP-RO, havia uma organização criminosa formado por agentes políticos, empresários e policiais militares, envolvidos em crimes como fraude a licitação, peculato, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, entre outros. Foram denunciadas 16 pessoas.
Desde então, foram várias as tentativas de retomadas, mas o Tribunal de Contas do Estado (TCE) decidiu pelo cancelamento do contrato. Ainda, o DER deveria conseguir as licenças para dar continuidade na obra que inclui pista de caminhada, espaço para ciclistas, área verde e praça de alimentação. Durante o período de paralisação, o local foi mantido limpo por apenados, através de convênio com a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus). Segundo o DER, a obra deve ser toda concluída no início de 2017.
Veja Também
A obra no Espaço Alternativo de Porto Velho parece que enfim será retomada. A previsão do Departamento de Estradas de Rodagens de Rondônia (DER) é ...