Rondônia, 04 de fevereiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Parlamentares discutem alternativa para não fechar unidade do INCRA em Urupá

Quinta-feira, 24 Outubro de 2013 - 16:56 | Assessoria


A Unidade Avançada do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), do município de Urupá, é considera a mais antiga do Estado, com 32 anos, e está ameaçada de fechar as portas. Responsável por atender famílias do município, ele também atende os moradores de Nova União e Mirante da Serra, mas precisamente nos assentamentos Palmares, Margarida Alves, Padre Ezequiel e parte dos municípios de Presidente Médici e Alvorada do Oeste.


O INCRA deve fazer uma nova avaliação para saber se mantém a ideia de fechar a unidade ou se faz uma parceria com a prefeitura de Urupá para dividir as despesas com manutenção da unidade avançada da autarquia do município.
Preocupado com as famílias que precisam da assistência do INCRA na região, o deputado estadual Edson Martins procurou o deputado federal Amir Lando (PMDB-RO) para dialogar sobre o assunto na sede do INCRA em Brasília. O parlamentar protocolou na presidência da autarquia um ofício, solicitando a manutenção da unidade avançada, alegando que o fechamento dela poderia causar uma série de transtornos na região. “Muitas famílias serão prejudicadas, caso o INCRA feche a unidade de Urupá. A grande maioria delas não tem as mínimas condições de se deslocar para unidade mais próxima, inviabilizando o atendimento delas na região”, disse Amir Lando.
O INCRA deve fazer uma nova avaliação para saber se mantém a ideia de fechar a unidade ou se faz uma parceria com a prefeitura de Urupá para dividir as despesas com manutenção da unidade avançada da autarquia do município.

PRODUTORES DE ARIQUEMES ESPERAM POR CERTIDÃO DO INCRA

Lotes transcritos e matriculados em nome de seus titulares ainda não conseguiram a posse definitiva da terra. É o que denuncia a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Rio São Francisco do município de Ariquemes, região Norte do Estado. De acordo com entidade, as certidões de registro já estão na Comarca da cidade e os proprietários esperam a aquisição dos lotes, seja por meio de um decreto presidencial ou via Decreto nº 433, de 24 de janeiro de 1992. O deputado Amir Lando também protocolou um ofício, que solicita ao INCRA agilidade na tramitação dos processos da associação, evitando que posseiros fiquem acampados nos lotes dos verdadeiros proprietários.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também