Geral
Passeios da litorina começam no próximo domingo, em Porto Velho
Quarta-feira, 05 Junho de 2019 - 15:27 | da Redação
Estão em fase final os preparativos para o início dos passeios da litorina, que passará por áreas históricas como a Igreja de Santo Antônio e o Memorial Rondon, em Porto Velho. A inauguração está prevista para acontecer no próximo domingo (9), segundo informou o presidente da Funcultural, Ocampo Fernandes.
A litorina é um equipamento rodante da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e servia como veículo de apoio, como alternativa de deslocamento para funcionários da ferrovia, entre Porto Velho e Guajará-Mirim, transportando documentos e até o salário dos trabalhadores.
O trabalho para deixar o vagão funcionando durou cerca de três meses e está sendo executado pelos próprios ferroviários. A litorina, segundo o presidente da Associação dos Ferroviários, José Bispo, parou de rodar no dia 10 de junho de 1972. “Este ano os ferroviários tomaram uma atitude de recuperar a litorina e colocar para rodar, oferecendo um passeio para a população. Com a autorização do Ministério Público Federal e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional a gente vai iniciar o passeio nos próximos dias. Ela já está pronta, iluminada e com toda a manutenção necessária feita”, disse o ferroviário.
Quando os trabalhos de recuperação começaram, os ferroviários fizeram todo o trabalho de roço do matagal que havia tomado conta dos trilhos. Em seguida, foi feito a restauração e colocação dos trilhos onde a litorina vai passar. “Todo o trabalho está sendo feito manualmente pelos ferroviários que se dedicam diariamente para deixar tudo pronto para o grande dia da inauguração”, afirmou José Bispo.
Agora, estão sendo finalizados a construção da estação de onde vai sair a litorina e o roço de matos entre os trilhos. A litorina será conduzida pelo profissional chamado Antônio Moises Cavalcante. “Ele não é ferroviário, mas entende igualmente nós sobre a Estrada de Ferro Madeira Mamoré e vai ficar responsável por conduzir o vagão”, enfatizou o ferroviário.
Bispo destaca ainda que ele e os demais envolvidos, amigos ferroviários, pretendem continuar os trabalhos para que futuramente a litorina possa chegar até a Vila Candelária. “Não é impossível e nós vamos trabalhar muito para que isso aconteça. Não descartamos também a possibilidade da litorina chegar até a cidade e vamos esforçar para que isso saia do papel”, garantiu.
Revisitando a memória da lendária Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, os passageiros poderão fazer um trajeto de 2 quilômetros e 300 metros. A locomotiva passará por construções históricas de Porto Velho, como o Casarão dos Ingleses, Igreja de Santo Antônio e Candelária.
Será cobrada uma taxa simbólica de R$ 5,00 por pessoa, destinada aos ferroviários, para que consigam fazer a manutenção necessária da litorina.
Os passeios de domingo serão realizados a partir das 8h30 e o local de saída é ao lado da Igreja de Santo Antônio.