Geral
POLÍCIA FEDERAL REAGE AO MPF E DIZ QUE AGENTES DENUNCIADOS POR CARTEIRADA ESTAVAM A SERVIÇO
Segunda-feira, 23 Dezembro de 2013 - 13:47 | RONDONIAGORA
A Polícia Federal em Rondônia defendeu nesta segunda-feira seus três agentes denunciados à Justiça por “carteirada” em estabelecimento comercial de Porto Velho. Na última semana, o Ministério Público Federal (MPF) encaminhou nota à imprensa detalhando que denunciou os agentes Fábio Falcone Onety, Bernardo Caetano Schuster e Marc da Hora Marechal. A Polícia Federal afirmou que eles estavam em “serviço velado” e que foram desacatados. De acordo com o MPF, “em maio deste ano os policiais federais tentaram entrar sem pagar em uma casa noturna de Porto Velho, alegando que estavam em serviço. O dono do estabelecimento argumentou que eles não aparentavam estar a trabalho, pois estavam embriagados, um deles trajava bermuda e chinelos e não mostraram nenhuma ordem de missão. Sentindo-se desrespeitados com a negativa do ingresso gratuito, os policiais federais deram voz de prisão ao proprietário. Seguranças do estabelecimento tentaram impedir a prisão, mas um dos policiais sacou uma arma. Por fim, o proprietário e dois seguranças da boate foram presos. Os frequentadores do estabelecimento reclamaram da atitude dos policiais e ouviram dos agentes que também seriam presos por desacato.”
Veja a seguir nota da Polícia Federal:
Em que pese à nota do MPF, data de 20/12/2013, informando o ajuizamento de ação de improbidade administrativa em face de Três agentes de Polícia Federal em virtude de suposta “carteirada” a Polícia Federal informa que, conforme procedimento apuratório interno, os policiais se encontravam em serviço velado, não ingeriram bebida alcoólica e foram ofendidos e desacatados pelo dono do estabelecimento comercial, além de terem sido impedidos de adentrar no local, apesar de autorizados legalmente. Dessa forma, os policiais deram voz de prisão ao infrator.
A Polícia Federal, independentemente de recomendação do MPF, já vinha atuando, orientando e reprimindo o uso de Carteira de Identidade Funcional indevidamente por meios de mecanismos internos e atuação presente da Corregedoria Regional.
Veja Também
O Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) denunciou à Justiça o agente da Polícia Federal Alessandro da Conceição Ribeiro por abuso de auto...
Proprietários de mais de 30 estabelecimentos de entretenimento de Porto Velho foram convidados para participar de uma reunião na próxima segunda-fe...