Geral
Por demora da Prefeitura, Pimenta Bueno continua sem mamógrafo
Segunda-feira, 17 Novembro de 2014 - 16:12 | Assessoria

Na semana passada, em sessão na Câmara de Vereadores, ela alertou para a má-vontade da prefeitura em comprar e instalar o equipamento, no início desse ano o prefeito Jean Mendonça (PTB) começou a colocar dificuldades, fazendo corpo mole e terminou jogando a responsabilidade para a Amigos Pimentenses Unidos Contra o Câncer (APUCC), entidade que deverá administrar o mamógrafo quando ele estiver instalado. O problema é que a prefeitura precisa fazer essa licitação, e não faz. Por causa dessa demora, o município já está perdendo cerca de R$ 50 mil, uma vez que o preço do equipamento só aumenta, esclareceu a vereadora.
Pimenta Bueno pode perder recurso
Os deputados Hermínio Coelho e Luizinho Goebel destinaram os recursos para a compra de um mamógrafo, porém, em função da demora, o recurso pode voltar para a Assembleia, já que o dinheiro é carimbado, ou seja, precisa ser gasto apenas na compra de um aparelho de mamografia. O prefeito Jean Mendonça chegou a cogitar a possibilidade de desviar o dinheiro para outras finalidades, mas ele também não sabe exatamente o que. A secretaria municipal de saúde também vem colocando dificuldades na aquisição do equipamento, e um dos argumentos utilizados pelo secretário Sílvio Carlos de Paula, é que não teria local adequado para instalar o mamógrafo. Em reunião realizada este ano, quando ficou definido que a APUCC seria responsável pelo equipamento, a entidade se comprometeu a organizar as instalações. Mesmo assim, o aparelho não foi comprado até hoje.
Durante a campanha eleitoral, fui cobrada diversas vezes pela população a implantação do aparelho, e sempre dizia que depende da prefeitura a execução dessa compra. O mais difícil que era conseguir obter o recurso eu consegui, falei com os deputados, expliquei nossa situação e principalmente, informei a eles da urgência, fomos atendidos, e agora, sabe-se lá por qual motivo, passado mais de um ano, essa prefeitura não teve competência para comprar e colocar para funcionar um equipamento que estaria salvando milhares de mulheres? Será que estão esperando a implantação de algum consultório particular?, questionou a vereadora.