Rondônia, 13 de janeiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Possibilidade de nova cheia preocupa presidente do TRE

Segunda-feira, 08 Setembro de 2014 - 18:10 | RONDONIAGORA


Na última quinta-feira (04) o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, desembargador Moreira Chagas, recebeu a informação do alerta da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Porto Velho do aumento do acúmulo de massas oceânicas na Amazônia Ocidental.



A preocupação do presidente reside no fato das instalações da Justiça Eleitoral rondoniense na Capital terem sido atingidas com a cheia do Rio Madeira, o que levou o desalojamento dos quatro prédios, que ficam há menos de 300 metros do leito do rio.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Coronel José Pimentel, os órgãos que realizam observações climáticas, tais como o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e o Serviço de Proteção da Amazônia (Sipam), este também responsável por monitorar a Bacia Hidrográfica do Madeira, apontam em seus relatórios um acúmulo de massas oceânicas na Amazônia Ocidental. Esse fenômeno foi responsável pelas precipitações pluviométricas exageradas deste ano e pode continuar afetando a região nos próximos anos.

Assim, apesar dos relatórios não apontarem afirmativamente para uma recorrência da enchente no próximo inverno, eles indicam que a situação merece grande atenção por parte do poder público e de toda a sociedade.

Tendo em vista o possível assoreamento dos rios da região de Porto Velho, tendo como base dessa observação a elevada cota do rio neste período em relação às mesmas datas de anos anteriores, é previdente trabalhar com a possibilidade de uma nova enchente. “Estamos com dois metros acima do que é considerado normal para esta época. Não se registrava nos dados históricos, pelo menos nos últimos trinta anos, situação semelhante a esta. Isto é um fator que pode dificultar as ações de reconstrução que o município precisa implementar ainda antes do próximo inverno”, informou o coordenador.

Atualmente a estrutura do tribunal funciona em prédios emprestados do Estado. Apesar dos imprevistos, todos os esforços estão sendo feitos para garantir a realização das Eleições deste ano. O TRE deflagrou processo para realizar perícia nos quatro prédios da Justiça Eleitoral que foram atingidos pelo fenômeno. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também