Geral
Prefeito de Nova Mamoré lidera índices de satisfação na região
Domingo, 17 Novembro de 2013 - 10:29 | RONDONIAGORA
INSTITUTO PHOENIX MAPEIA AS 52 CIDADES RONDONIENSES COM PESQUISAS DE APROVAÇÃO DE SEUS GESTORES
O prefeito de Nova Mamoré, Laerte Queiroz (PSDB), lidera os índices de satisfação popular na região do chamado Eixo do Madeira, compreendendo Porto Velho a Guajará-Mirim. A constatação é do Instituto Phoenix, que está finalizando as sondagens dos gestores municipais de todas as 52 cidades rondonienses. Os pesquisadores estiveram em campo em Nova Mamoré neste mês de novembro ouvindo 181 pessoas entre homens e mulheres de níveis diferentes de escolaridade. A pesquisa é assinada pelo estatístico Augusto da Silva Rocha.
Abordado, o morador respondeu a primeira pergunta dos entrevistadores. Se o prefeito Laerte estava administrando bem o município de Nova Mamoré. 58% disseram que sim. O chefe do Executivo está realizando um bom trabalho. Já outros 28,2% entenderam que não. O restante não quis responder ao questionário.
Na segunda questão, os pesquisadores quiseram saber qual a nota atribuída ao prefeito pelo morador. 32% assinalaram a nota 5 ou ótimo na avaliação dessas pessoas. 19,9% entenderam que a gestão é boa e deram nota 4. E 18,2% deram nota 3 ou regular para a administração do prefeito Laerte Queiroz. 11% deram nota 2 ou ruim para o gestor.
O Phoenix também ouviu a comunidade sobre a atuação dos vereadores. Mário Alberto (PV) ganhou com 14,4%. Zenilton Pinto (PSL) ficou com 9,9%, seguido de Boanergi (PT do B) com 9,4%. Toninho Barroso (PSD) também apareceu com 8,8%.
Melhor prefeito do Eixo do Madeira
Laerte Queiroz foi eleito pelas análises do Instituto Phoenix o melhor prefeito do Eixo do Madeira. O gestor tucano obteve 65,5% de aprovação popular em Nova Mamoré. O segundo colocado é o prefeito de Candeias, Dinho Souza (PV), com 51,6%. João Testa (PMDB) de Itapuã do Oeste vem em terceiro com 44,9%. Dr. Dulcio do PT de Guajará-Mirim aparece com 25,5%. Por último, destaca-se o prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif (PSB), com 11,5%.
Para chegar a esses números, o estatístico utiliza os seguintes cálculos: somam-se os percentuais atribuídos aos quesitos Excelente, Bom e Regular para obter o Índice de Aprovação Popular (IAP).
Guajará-Mirim em dificuldades
Eleito para o primeiro mandato, o médico Dr. Dulcio do PT encontra sérias dificuldades para administrar a cidade de Guajará-Mirim. Dia desses estava faltando até alimento para os pacientes do Hospital Municipal. O Governo mantém convênios para garantir o atendimento médico hospitalar, mas ainda é insuficiente já que Guajará acaba atendendo pessoas até da Bolívia. Dúcio também encontra dificuldades para manter a infra-estrutura e a única ligação terrestre, a BR-425, está em uma situação deplorável.
Itapuã melhora com asfaltamento
Em Itapuã do Oeste, o prefeito João Testa está no segundo mandato. Seus índices de satisfação popular aumentaram com os programas “Asfalto Bom” e “Mão Amiga” do Governo de Rondônia. As ruas da cidade estão sendo asfaltadas e as linhas vicinais recebem investimentos com o maquinário do DER.
Nazif herdou grandes problemas
O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif (PSB), herdou grandes problemas da gestão passada. A chegada antecipada do período de chuvas agravou ainda mais a situação do chefe do Executivo. As alagações não dão trégua nos principais trechos da capital. E os viadutos abandonados servem como cartão-postal as avessas na entrada da cidade. A saúde pública é outro problema, já que o município não dispõe de estrutura necessária para absorver toda a demanda de Porto Velho e precisa da ajuda do Governo em investimentos principalmente nas principais unidades hospitalares – o Pronto Socorro João Paulo II e o Hospital de Base.