Geral
Prefeitura alerta sobre a importância da vacinação contra gripe e covid no Carnaval
Terça-feira, 18 Fevereiro de 2025 - 11:12 | Redação

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), reforça a orientação para a população sobre a importância de manter atualizadas as vacinas contra a gripe e covid-19, doenças mais frequentes durante o período do inverno amazônico, onde as chuvas são constantes, favorecendo o aparecimento das síndromes gripais.
CAMPANHA DA GRIPE
A vacina contra a gripe continua disponível em todas as unidades básicas de saúde, a campanha foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 31 de julho. O imunizante é a principal forma de prevenir as formas graves da gripe, que leva as hospitalizações e até ao óbito.
Elizeth Gomes, técnica da Divisão de Imunização da Semusa, explica que a gripe pode causar complicações como pneumonia, sinusite, otite, bronquite, crises de asma e até problemas cardíacos. “A vacina desta campanha é trivalente, ou seja, três tipos de cepas de vírus em combinação, sendo H1N1, H3N2 e influenza B. É também a principal forma de proteção contra as formas graves da doença”.
Dados do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Semusa apontam alta nos casos da covid-19 em Porto Velho. Entre os dias 1º de janeiro a 16 de fevereiro, Porto Velho registrou 2.133 casos de covid-19. Além disso, cinco óbitos relacionados à doença foram confirmados no mês de janeiro, reforçando a necessidade da adoção de medidas de prevenção.
Para evitar o contágio da covid-19, alguns cuidados pessoais devem ser adotados, como:
• Lavar as mãos com água e sabão;
• Manter distância de pessoas com sintomas da gripe;
• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
• Usar máscaras.
VACINAÇÃO
Outra medida importante contra a covid-19 é a vacinação, altamente eficaz na prevenção de casos graves, hospitalização e morte contra todas as cepas do vírus. Elizeth Gomes, técnica da Divisão de Imunização da Semusa, reforça que “pessoas que ainda não receberam nenhuma dose, aqueles que não completaram o esquema e ainda indivíduos com comorbidades são o público prioritário para essa vacina”.