Geral
Prefeitura inicia projeto para aumentar participação dos pais na escola e melhorar nota do Ideb
Sábado, 09 Setembro de 2017 - 11:36 | da Redação
Os alunos da Escola Flamboyant, localizada na Zona Leste de Porto Velho, receberam na manhã deste sábado (9), uma ação social promovida pela primeira-dama do município, Ieda Chaves. O evento marca o lançamento oficial do projeto educacional Escola Presente, que visa melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Diversos serviços básicos e gratuitos nas áreas de saúde, educação, lazer, esporte e assistência social foram oferecidos para a comunidade.
O projeto vai funcionar também na Escola São Pedro, localizada na Zona Norte da capital. Ambas escolhidas pela pontuação abaixo da média no último Ideb.
“Nós esperamos de fato uma integração da família dentro da escola porque sabemos que todos os pais têm uma preocupação grande com seus filhos. Agora, nós vamos ter a oportunidade de oferecer algo a mais para nossas crianças, mas isso depende principalmente dos pais participando e estando presente nas escolas. A meta é promover a participação efetiva da comunidade escolar, com os pais e outros segmentos da sociedade, buscando criar novas condições para promoção de uma educação construtiva e justa através de um trabalho que será feito para melhorar o Ideb da escola”, explicou a primeira-dama.
O prefeito Hildon Chaves destacou a importância do acompanhamento dos pais nas escolas. “É importante que a família venha para dentro da escola, acompanhe o processo de educação dos seus filhos e complementem em casa, discutindo o que foi passado em sala de aula. O desempenho dessa escola está insatisfatório no Ideb. Então, nós temos que começar onde o desafio é maior e com certeza esse envolvimento da família com a escola vai ajudar a alcançar um bom resultado que é o nosso objetivo”, afirmou o prefeito.
Alzira Duarte, de 22 anos, é mãe de um menino de 7 anos que frequenta a escola e diz ter gostado da iniciativa. “Nosso bairro estava precisando desse tipo de ação porque nossos filhos não têm muita opção de lazer. Esse evento vai alegrar mais as nossas crianças e com certeza eles vão ter mais ânimo para estudar e nos dar um bom resultado no final do ano”, disse a dona de casa.
Com dois filhos estudando na escola Flamboyant, Emanueli Roberta da Silva, de 31 anos, moradora do Bairro São Francisco diz que a ação era bastante esperada. “Eu tenho dois filhos que estudam aqui e eles estavam bastante ansiosos para esse dia de lazer. Esse tipo de trabalho dentro das escolas é muito importante porque eles precisam de diversão e não só cobrança para ter um bom resultado nos estudos. Eu vou continuar acompanhado o empenho deles na escola porque isso tem que vir de nós também e não só da escola”, disse a mãe.