Rondônia, 01 de fevereiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Prefeitura intensifica estratégias de atendimento para casos suspeitos de dengue

Sexta-feira, 10 Dezembro de 2010 - 10:59 | RONDONIAGORA


O secretario municipal de Saúde de Porto Velho Williames Pimentel reuniu toda a equipe técnica para acompanhamento das ações desenvolvidas pela secretaria no combate a dengue, e determinou reforço nas estratégias de prevenção, promoção e notificação dos casos suspeitos. Pimentel enfatizou a necessidade de registro dos casos nas unidades de saúde, que serve para o desenvolvimento das ações planejadas para o combate a endemia e ao vetor. Em Porto Velho a coleta de exames é encaminhada para o laboratório situado na Policlínica Rafael Vaz e Silva e nos casos de isolamento viral, feito especificamente no Pronto Atendimento Ana Adelaide, será encaminhado ao laboratório central do Estado.



Os profissionais foram orientados sobre todos os procedimentos para reforço, como ampliação de espaço para o atendimento ao paciente suspeito, maior estoque de soro nas unidades, contenção de gastos, e reforçar no atendimento a atenção básica com médicos, enfermeiros e equipe de visitação domiciliar com material informativo, vistorias, e melhorar a estrutura do atendimento básico. Pimentel disse que estará solicitando em parceria com a Semob mais carros para coleta de entulhos e garis para o trabalho de eliminação dos vetores.

Cartão

A Semusa distribuiu para os Prontos Atendimentos um cartão de acompanhamento do paciente com suspeita de dengue, do Sistema Único de Saúde (SUS), onde consta um breve relato para acompanhamento do agravo e que ajudará no controle de indicadores da doença na capital. Todo paciente ao dar entrada nas policlínicas serão informados sobre a coleta de exame, o controle viral, informações complementares e instruções sobre os sinais da doença para cuidados. “O cartão é uma forma de acompanhamento do poder público para providências imediatas, tendo em vista estarmos enquadrados como área de risco” – disse Pimentel.

Também está sendo distribuído em parceria com entidades e órgão públicos, informativos sobre a dengue e endereço das unidades de saúde da Semusa para encaminhamento dos pacientes suspeitos da doença. Em breve será lançada a figura do agente mirim, estudantes que vão entrar na batalha para combater o vetor. “Muitos alunos estarão em campo, como foi o trabalho realizado em Jaci Paraná pela comunidade estudantil, acompanhados dos profissionais de saúde da Semusa, em parceria com a Energia Sustentável do Brasil (ESBR), a concessionária da usina hidrelétrica Jirau.", explicou o secretário.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS) o período de maior transmissão da doença vai de janeiro a maio, quando o país passa por uma situação bastante vulnerável, com 24 municípios em risco de surto e 154 em situação de alerta, dos quais 14 estão nas capitais, portanto as ações de educação e mobilização social contra a dengue que acontece nos estados e nos municípios são fundamentais para ajudar a eliminar o risco. Foi disponibilizado pelo MS o material especial “Entenda a dengue”, uma cartilha eletrônica que explica de maneira simples, o que é a dengue, sua história no Brasil e no mundo, o comportamento do mosquito transmissor e – principalmente – as responsabilidades de cada um no seu combate. Esta importante ferramenta está disponível na capa do Portal do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br) ou diretamente no link http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/flash/cartilha_dengue.htm
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também