Geral
Presidente da Arom visita diretoria do Calha Norte e pede adequação de projetos federais
Quarta-feira, 11 Agosto de 2021 - 10:58 | da Assessoria
O presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM) e prefeito de Urupá, Célio Lang, cumprindo agenda em Brasília, esteve nesta terça-feira (10) com o diretor do Programa Calha Norte (DPCN) do Ministério da Defesa, General de Divisão Ubiratan Poty. Na oportunidade foi apresentado ao diretor a difícil situação que os municípios do estado vêm passando com relação às adequações de projetos.
Segundo Célio Lang, devido a pandemia, os equipamentos e aluguéis tiveram grande aumento nos preços, alguns chegando a dobrar o valor, impactando diretamente nas planilhas das obras, que previam um custo relativamente menor. Desta forma, em auxílio aos municípios para que não fiquem com obras paradas ou percam os recursos orçados, foi solicitado ao diretor que intervisse perante essa situação.
O general Poty informou que a equipe técnica do programa Calha Norte já está estudando possibilidades de mitigar os riscos de percas de recursos bem como oferecer melhores condições para realização de adequações dos projetos.
Programa Calha Norte
O Calha Norte soma 35 anos de existência, sendo 21 sob coordenação do Ministério da Defesa. Atualmente, o programa está presente em dez estados e abrange 442 municípios, sendo 169 localizados na faixa de fronteira. Estas áreas englobam cerca de 85% da população indígena brasileira e terras de agricultores familiares.
Os empreendimentos incluem construção de escolas, creches, hospitais, mercados e centros comunitários. Além da pavimentação de ruas e avenidas, obras de drenagem urbana, implantação de redes elétricas e de abastecimento de água.