Geral
Procura por mudas de árvores cresce mais de mil por cento em viveiro municipal de Porto Velho
Sexta-feira, 20 Outubro de 2017 - 17:01 | da Assessoria
A Prefeitura de Porto Velho normalizará, a partir de terça-feira (24), a distribuição de mudas à população, ação anual desenvolvida pela Subsecretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema). Para este ano o município tem como meta distribuir 20 mil mudas de espécies variadas. A ação faz parte do Cidade + Verde, programa de arborização da prefeitura.
O grande volume de pessoas que tem procurado o Parque Nacional nos últimos dias comprometeu o atendimento à população no local. Por conta da grande procura registrada, a Sema decidiu normatizar o processo, que antes era feito sem qualquer tipo de restrição. O aumento na procura foi de cerca de mil por cento. Em apenas três dias, foram entregues três mil mudas.
“Ainda não sabemos o que levou a essa grande procura, mas essa ‘avalanche’ acabou comprometendo o nosso trabalho. Nos preparamos para atender conforme a demanda registradas nos anos anteriores, número que nos permitia atender a todos sem problema nenhum. Mas com esse aumento significativo, o serviço ficou estrangulado”, explicou Paulo Régis, diretor do Departamento de Produção e Conservação da Sema.
Com o aumento da procura, a Sema não estava conseguindo fazer a entrega das mudas no mesmo dia, o que provocou reclamação de muitas pessoas. O interessado se cadastrava mas só recebia as mudas nos dias seguintes. Como cada pessoa tem direito a 15 mudas, que estão por vários viveiros e não apenas em um só lugar, havia uma demora muito grande para juntar todas as espécies escolhidas e o atendimento é das 8h às 11h.
“São 26 espécies de plantas disponíveis para doação e a pessoa nunca faz a solicitação de apenas uma espécie. Para juntar todas as espécies que são solicitadas leva tempo, o que acaba comprometendo o atendimento de quem está na fila aguardando. Por isso optou-se em fazer a entrega das mudas no dia seguinte porque não dava tempo de entregar a todo mundo no mesmo dia”, explicou.
Para dar conta da demanda, o diretor do departamento explicou que a partir da próxima semana, serão feitos 60 cadastramentos por dia. Essa limitação, afirmou ele, é necessária para que todas pessoas que procuram o Parque Natural possam receber suas 15 mudas no mesmo dia. Esse é um número razoável, de acordo com o diretor, para se trabalhar sem criar transtornos a quem ficar aguardando na fila.
Com relação ao atendimento aos produtores rurais, as próprias associações ou cooperativas representativas da categoria podem enviar ofício à Sema com a relação dos associados e as espécies escolhidas por eles para que possam receber a doação. Além do atendimento diferenciado, os produtores rurais também terão direito a 25 mudas, que podem ser usadas na recuperação de áreas degradas.