Geral
Projeto de Porto Velho garante parceria entre escola e pais de alunos
Segunda-feira, 04 Setembro de 2017 - 09:01 | da Assessoria
A Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a primeira-dama de Porto Velho, Ieda Chaves, prepara o Projeto Escola Presente, que será lançado na escola municipal de ensino fundamental Flamboyant, no próximo dia 9 de setembro, das 8h às 12h. A escola está localizada na rua José Amador dos Reis com Constelação no bairro que empresta o nome à unidade.
O secretário Marcos Aurélio Marques disse que o objetivo do projeto é promover a participação efetiva da comunidade escolar, parceria com os pais de alunos e outros segmentos da sociedade, “buscando criar condições para promoção de uma educação construtiva e justa através de um trabalho coletivo e educativo, contribuindo assim para o acesso a uma educação complementar extracurricular por meio de oficinas, palestras, campanhas e grupos de trabalho para alunos e familiares nas áreas de educação, promoção da saúde, meio ambiente, formação esportiva, cultural e assistência social, resultando na formação cidadã do aluno e na integração família e escola”.
A execução será feita através de um programa de trabalho sistematizado e acompanhado por profissionais e professores para auxiliar no ensino-aprendizagem e também dar suporte às famílias com atendimentos de saúde e assistência social. “A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir”, comentou Marques.
O secretário ainda citou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), onde diz que “a criança e o adolescente tem direito a proteção à vida e a saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência”.
O secretário observou ainda que, “quando os pais são participativos e presentes na vida escolar dos filhos, estes aprendem mais e, através deste Projeto, almeja-se reconhecer as múltiplas relações sociais na formação de cidadãos criativos e participativos na construção de uma sociedade mais justa e humana, além de contribuir com a gestão democrática, buscando a participação da família no processo escolar”.