Rondônia, 02 de fevereiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Regularização fundiária: Estado entrega mais 35 títulos rurais na Gleba Cuniã

Quarta-feira, 25 Julho de 2012 - 16:20 | Decom


Representando o governador Confúcio Moura, o secretário de Agricultura e Pecuária, Anselmo de Jesus, na terça-feira (24), entregou 34 títulos definitivos aos produtores rurais na Gleba Cuniã, primeira parte de um lote de 90 processos que estão em fase final de análise na Coordenaria de Regularização Fundiária da Seagri, que trabalha em parceria com o Programa Terra Legal.



Localizado as margens da BR 319, no quilômetro 46, quase na divisa dos estados de Rondônia e Amazonas, a Gleba Cuniã se destaca pela boa produtividade de banana, milho, macaxeira, arroz e pequenos animais, onde o presidente da Associação dos Pequenos e Médios Produtores Rurais, Ercílio Tavares de Negreiros, assegura que os 42 sócios estão satisfeitos com ações do governo do Estado.

Outras ações

Segundo Edinéia Maria Gusmão, coordenadora de Regularização Fundiária da Seagri, são 328 títulos de posse de terras definitivos que devem ser entregues nos próximos dias, nesta segunda fase da força tarefa entre o governo do Estado e o Programa Terra Legal. Até o final de agosto a previsão é de que mais 1.500 títulos definitivos de áreas produtivas sejam entregues, incluindo a região da BR 429, beneficiando os municípios de Seringueiras e Costa Marques.

O secretário de Agricultura e Pecuária, Anselmo de Jesus que fez a entrega do titulo definitivo da área dos agricultores Luiz Laerte Bondezan e Natalina Bondezan, enfatizou que já foram regularizadas mais de mil áreas de pequenos e médios produtores rurais no Estado. Esse trabalho recebeu o reconhecimento do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, ao afirmar, que Rondônia é “modelo” em regularização fundiária.

Mais de 150 produtores rurais, entre homens e mulheres, residentes em linhas próximas a Gleba Cuniã compareceram e prestigiaram o evento. Paulino Casali, que em 49 hectares de terra cultivada cria 25 bois de engorda e ainda produz para o sustento da família, estava radiante ao receber o titulo de posse definitiva de sua área, prometendo melhora na qualidade do pasto e a implantação de uma pequena agroindústria para aproveitar a produção de bananas e cajus.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também