Geral
Rio Madeira chega a 1,08 metro em Porto Velho e órgãos irão se reunir para discutir crise hídrica
Segunda-feira, 09 Outubro de 2023 - 09:40 | Redação
O nível do Rio Madeira continua registrando números bem abaixo do normal. No domingo (8), a régua do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) mediu, por volta das 12h30, 1,08 metro, em Porto Velho. Na próxima quarta-feira (11), órgãos ligados ao setor, se reunirão para discutir a crise hídrica.
As medições registradas seguem uma linha decrescente. Na última quinta-feira (6), o rio chegou a 1,15 metro e já no domingo o número caiu ainda mais.
Segundo o gerente de operações da Defesa Civil, Anderson Silva, uma reunião com órgãos voltados à discussão do tema, como Censipam, ANA e outros, acontecerá na próxima quarta-feira. O encontro é devido aos números extremos registrados neste ano.
Ainda segundo o gerente de operações, a tendência para os próximos dias é que o nível do Rio Madeira continue baixando ainda mais.
Nesta segunda-feira, com a oscilação que ocorre minuto a minuto, o último nível registrado pelo CPRM, às 8h15 mostra uma cota de 1,21 metro.
Além disso, essas marcações estão em cenário de estado de emergência, isso por que, quando o nível do rio fica abaixo dos 1,22 metro a Defesa Civil já sinaliza uma situação ainda pior.
Na última sexta-feira, o RONDONIAGORA divulgou que o prefeito Hildon Chaves analisa a decretação do estado de emergência. Caso isso ocorra, será possível obter mais recursos para ajudar as famílias que estão sendo afetadas com a seca.
Segundo a Defesa Civil, pelo menos 30 famílias, que vivem às margens do rio, já foram assistidas com água potável e hipoclorito.