Rondônia, 02 de fevereiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Rondônia alcança 100% de vacinação contra febre aftosa

Sexta-feira, 02 Agosto de 2013 - 10:36 | Amabile Casarin


A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) afirma que todo o rebanho de bovinos e bubalinos entre 0 e 24 meses foi vacinado contra febre aftosa na última campanha de vacinação. No total foram vacinados 4.943.596 animais: 4.941.185 no decorrer da 34ª Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa, ocorrida entre 15 de abril e 15 de maio, e 2.411 na operação chamada “arrastão”, em que técnicos da Idaron visitam os criadores inadimplentes.



O total de animais vacinados no período da Campanha corresponde a 99,95% do rebanho de 0 a 24 meses, que deveriam ser imunizados. Os produtores que não vacinaram os bovídeos, foram multados e executaram a vacinação com a presença de um técnico da Agência.

Segundo o presidente da Idaron, Marcelo Henrique Borges, Rondônia tem produtores rurais extremamente consciente da responsabilidade com a sanidade animal, com a economia e desenvolvimento do Estado. “A participação do produtor neste processo de vacinação é muito importante. Por não deixar de atender nosso chamado, tivemos uma vacinação vitoriosa”.

Para o produtor rural Hiemerson Ferreira Santos, a vacinação é um momento importante para manter o controle e sanidade do rebanho. “Com o rebanho livre de febre aftosa, podemos vender nosso gado tranquilamente, sendo vendas internas ou para o exterior”.

Todos os municípios de Rondônia conseguiram índices maiores de 99% de vacinação do rebanho durante a Campanha, sendo que Alto Alegre dos Parecis, Alto Paraíso, Ariquemes, Cacaulândia, Cerejeiras, Nova Brasilândia do Oeste, Nova Mamoré, Nova União, Novo Horizonte do Oeste, Pimenteiras do Oeste, Primavera de Rondônia e Theobroma imunizaram 100% do rebanho entre 15 de abril e 15 de maio.

Esta foi a primeira campanha de vacinação sem a participação do Fundo de Apoio a Defesa Sanitária Animal do Estado de Rondônia (FEFA), que por determinação judicial não pode arrecadar a taxa de Guia de Transporte Animal (GTA). “O Governo junto com o FEFA e associações de produtores estão discutindo um novo modelo que atenda a questão jurídica e mantenha a arrecadação do Fundo para garantir o apoio às ações de emergências da Idaron com o objetivo de manter o controle sanitário em Rondônia”, fala o presidente da Agência.

Ele explica ainda que o governador ordenou que seja buscado um entendimento sobre a parceria Idaron/FEFA. “A Idaron deve contribuir para que o fundo privado funcione e seja um verdadeiro parceiro da Agência”.

A próxima campanha de vacinação ocorrerá entre 15 de outubro a 15 de novembro, tendo até 22 de novembro para declaração e todo o rebanho deverá ser imunizado. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também