Rondônia, 20 de janeiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Rondônia é o segundo Estado com maior redução de desmatamento da Amazônia Legal

Sexta-feira, 13 Novembro de 2009 - 15:05 | RONDONIAGORA


Nesta quinta-feira (12), em Brasília, após entregar ofício ao ministro do Planejamento, solicitando as ações que o Governo do Estado deve tomar com a promulgação da PEC da transposição e os documentos que os servidores devem entregar para que sejam transferidos ao quadro da União, o governador Ivo Cassol esteve presente na solenidade de apresentação dos dados de desmatamento divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que revelaram uma queda de 45% nos índices de destruição da floresta na região da Amazônia Legal.



Na oportunidade, foram apresentados os dados de que, em 2008, foram desmatados 12.911 quilômetros quadrados de floresta, enquanto neste ano a estimativa é de que a destruição seja de 7 mil quilômetros quadrados, ou seja, o menor índice já registrado pelo Governo Federal em 21 anos de monitoramento. No caso do Mato Grosso, a queda foi de 65%; em Rondônia, a redução observada foi de 50%; no Pará, de 35%; no Amazonas, 30%; no Maranhão, de 20%; e no Acre, 18%.

O governador de Rondônia comemorou os índices apresentados em Brasília e destacou o papel dos Estados para alcançar os bons resultados. “Os Estados tem grande parcela de contribuição nestes números, que vêm diminuindo mesmo antes da operação Arco Verde. Nos dados divulgados, Rondônia é o segundo Estado da Amazônia Legal que mais reduziu o desmatamento. Isso mostra o resultado do investimento e de um trabalho de sensibilização que vem sendo realizado ano a ano, diminuindo consideravelmente os índices de destruição da floresta. Com os investimentos feitos nessa área pelo Governo do Estado e o trabalho de conscientização e fiscalização que estamos realizando nos quatro cantos de Rondônia, acredito que, no próximo ano, teremos ainda mais números positivos a comemorar”, destacou Cassol. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também