Geral
Samu já registrou quase 17 mil ocorrências neste ano em Porto Velho; homens lideram atendimentos
Sábado, 09 Setembro de 2023 - 09:48 | Redação
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já registrou quase 17 mil ocorrências neste ano em Porto Velho. O atendimento a pessoas entre 20 e 40 anos é o maior, segundo dados do Samu em Números, plataforma lançada pela Prefeitura da capital.
Segundo o painel, o público dessa faixa etária foi atendido 4.577 vezes pelo Samu neste ano, maioria do sexo masculino. Esse número representa 27,07% do total de registros.
O atendimento a pessoas acima de 60 anos é o segundo, de acordo com o Samu. Segundo a plataforma, 4.102 ocorrências foram registradas. Os homens também foram os mais atendidos nesse cenário.
Top acionamentos
Ainda segundo o painel, o maior número de ocorrências do Samu é de atendimentos a pessoas feridas que precisam ser encaminhadas a alguma unidade hospitalar. São 8.038 registros de janeiro até esta quinta-feira (7).
Na segunda posição aparecem as ocorrências inter-hospitalares, com 2.593 registros. Logo em seguida vem as ocorrências por orientação médica, essas são 1.522 confirmados.
Um dos temas que sempre ganha repercussão negativa, por ser prejudicial a todos, é o trote. Nesse levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), ele não ganhou força, em todo este ano, foram 26 ocorrências nesse caso. No entanto, especialistas afirmam que o número poderia ser ainda menor.
Casos
O número de acidentes entre carro e moto é o 2º do ranking de acionamentos ao Samu. Nesses primeiros oito meses, já são 1.167 registros desse tipo de sinistro. Desses, 665 foram atendimentos a homens e 283 a mulheres. Os outros 219 são do sexo indefinido.
Ainda segundo o Samu, Dispnéia, que é quando a pessoa sente falta de ar, é a terceira no ranking, com 866 registros. Esse caso também acontece mais no sexo masculino, são 447 homens atendidos e 395 mulheres.
Os dados também revelam que o número de atendimentos do Samu para casos de crise convulsiva é o quarto do ranking. Foram 629 registros dessa situação, sendo que 408 foram no sexo masculino, 178 no feminino e 43 não tinham sexo definido.