Rondônia, 20 de abril de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Saúde: Estruturas de unidades básicas do Município pedem socorro

Quinta-feira, 30 Outubro de 2014 - 17:57 | RONDONIAGORA


Saúde: Estruturas de unidades básicas do Município pedem socorro

Com estruturas velhas, paredes com a pintura descascando, pisos quebrados e colunas a ponto de desmoronar, a unidade de saúde básica Manoel Amorim de Matos, na Zona Sul de Porto Velho, também não tem medicamentos necessários para a população que recebe a consulta no local. “O remédio pra infecção urinária que o médico me receitou não tem aqui, mesmo com a boa vontade dos servidores, não há o que se fazer, o jeito é comprar”, disse a paciente Reilda Benício.



Para marcar a consulta, Reilda diz que só não teve dificuldade porque o fez através de uma agente de saúde com a qual já tem contato com frequência. O precário cenário da saúde municipal não se restringe apenas à unidade da zona Sul. Na Policlínica Ana Adelaide, zona Norte, a superlotação e a falta de espaço físico adequado para acomodar a demanda de pessoas que precisam de atendimento são evidentes.

“Aqui são duas unidades em uma”, disse uma servidora que não quis se identificar. Segundo a agente de saúde, há mais de dois anos a equipe da UBS Maurício Bustani, localizada na Avenida Jorge Teixeira, “mudou-se” para a policlínica, porque a unidade de origem entrou em reforma no dia 28 de dezembro de 2012, com previsão de conclusão no dia 28 de dezembro de 2013, mas quase um ano depois a obra ainda não foi entregue. “Fazemos o que podemos para dar conta de tanta gente nesse espaço”, completa.

A dona de casa Márcia de Souza, moradora do bairro Nacional, estava na unidade pela segunda vez para tentar marcar um exame e não conseguiu. “É um absurdo. Vou ter que voltar pela terceira vez e sem expectativa de conseguir”, lamentou a mulher. O Pronto Atendimento da unidade também não oferece nenhum conforto aos pacientes, além do longo tempo de espera.

Segundo o secretário de Saúde do Município, Domingos Sávio, quando assumiu a pasta em setembro de 2013, mandou paralisar todas as obras em andamento, sob suspeitas de irregularidades, e realizou auditorias que foram entregues aos órgãos fiscalizadores competentes.

“Eu não podia dar continuidade e arriscar o meu CPF com obras que poderiam estar sendo feitas de forma irresponsável. Mas essas obras já foram retomadas e concluídas, algumas já foram entregues”. O secretário afirma que a UBS Maurício Bustani e mais outras 11 unidades, estão em fase de análise para a entrega prevista em, no máximo, 40 dias.

Domingos Sávio diz ainda que, quando a gestão municipal assumiu, em 2011, já pegou as unidades básicas de saúde sucateadas.

“Nós estamos nos trabalhando para mudar essa realidade deixada pelas gestões anteriores”.

O secretário garante que estão em fase de licitação para início de novas obras de reforma as unidades do Pedacinho de Chão, UPA da zona Leste e Sul, Aponiã, Manoel Amorim de Matos, Agenor de Carvalho, Hamilton Gondim, Ernandes Índio, e Maternidade Municipal.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também