Geral
SBPC repudia negacionismo favorecido pelo CFM
“Lembramos que ciência não é matéria de opinião. Protocolos de prevenção e de tratamento de doenças são desenvolvidos a partir de pesquisas, do laboratório aos seres humanos”, escreve a entidade em nota publicada nesta segunda-feira, 15 de janeiro
Terça-feira, 16 Janeiro de 2024 - 10:25 | do SBPC
A SBPC, maior sociedade científica da América Latina, vem a público condenar a enquete de opinião movida pelo Conselho Federal de Medicina, que indaga aos médicos sua opinião sobre a vacinação de crianças contra a covid-19.
Lembramos que ciência não é matéria de opinião. Protocolos de prevenção e de tratamento de doenças são desenvolvidos a partir de pesquisas, do laboratório aos seres humanos. A pesquisa básica estuda os mecanismos de ação de novos fármacos, propõe estratégias preventivas e terapêuticas, que são amplamente testadas antes de serem aprovadas ou rejeitadas.
Assim, embora a medicina seja exercida frequentemente como profissão liberal, suas bases são científicas. Foram os extraordinários avanços da ciência no último século, assim como as políticas públicas adotadas por governos esclarecidos, que permitiram eliminar a varíola e a paralisia infantil graças à vacina, bem como reduzir fortemente a mortalidade infantil e praticamente dobrar a expectativa de vida dos seres humanos.
Não se decide se a Terra é redonda ou plana, se Marte é um planeta ou um holograma, por meio de enquetes de opinião, como essa ora realizada pelo CFM. Questões científicas são tratadas por cientistas, mediante procedimentos rigorosos e mundialmente consagrados.
A Diretoria da SBPC