Geral
Semas e Seas lançam campanha de enfretamento a exploração sexual
Quinta-feira, 04 Fevereiro de 2016 - 18:11 | RONDONIAGORA

Estiveram presentes no ato de lançamento, formando a mesa de autoridades, a secretária de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Waldenice Domingos, no ato também representando o governador Confúcio Moura ; o secretário municipal de Assistência Social, Solano Ferreira, no ato representando o prefeito Mauro Nazif; o coordenador municipal de Politicas Públicas para a Juventude, Bruno Eduardo; a presidente do Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente CMDCA, Marinete da Silva; a coordenadora da Rede Municipal de Enfrentamento à Exploração Sexual da Criança e do Adolescente, Denise Campos; o promotor da Infância e da Juventude, Dr. Marcos Tessila; o secretário municipal de Assistência Social de Candeias do Jamari, Daniel Oliveira e a secretária municipal de Assistência Social de Guajará Mirim, Ester Maria Lopes.
Marinete Conceição da Silva disse que o CMDCA está com uma equipe montada, preparada e que os conselheiros estão 24 horas ligados trabalhando na campanha. Denise Campos disse que a campanha a cada ano vai se aperfeiçoando mais e mais e nesse ano se fará presentes em todos os cantos possíveis onde estão sendo realizadas festas carnavalescas levando a conscientização sobre a necessidade de denunciar qualquer violência contra a criança ou o adolescente. O poder público tem essa missão de conscientizar a população de Porto Velho em relação ao enfrentamento à violência a criança e ao adolescente. Nessa luta pode contar conosco, disse Bruno Eduardo, o coordenador municipal de Politicas Públicas para a Juventude.
O promotor da Infância e da Juventude, Dr. Marcos Tessila salientou que quem trabalha com infância e adolescência tem que pensar em intersetorialidade e destacou que o grande desafio no dia a dia desse trabalho está em conceber parcerias estratégicas. O nosso parceiro está no poder público e fora do poder público também. Esse trabalho tem que ser diário de prospecção de novos campos, de novos nichos para que possamos fazer essa ligação e realmente construir essa intersetorialidade. Esse é o nosso desafio, disse Marcos Tessila.
O secretário municipal de Assistência Social, Solano Ferreira disse estar muito satisfeito em ver um número tão grande de representantes de instituições e entidades com a finalidade comum de defender e de proteger a criança e o adolescente. Quando nós unificamos as ações nós propagamos mais e damos mais força àquilo que sozinho não alcançaríamos. É muito importante a formação da rede, muito importante manter essa unidade e fazer que todas essas ações, dentro de um só fluxo, alcance nossos objetivos, observou Solano.
A secretária Valdenice Domingos, titular da Seas, explicou que essa ação mostra que o governo estadual não assiste de longe o problema. A prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes é um dos maiores e mais urgentes desafios a serem vencidos por nossa sociedade, afirmou.
Os coordenadores da campanha destacam o Disque 100 como o principal canal do governo para o recebimento de denúncias sobre violações de direitos humanos. O serviço funciona 24h por dia, inclusive nos finais de semana e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil, gratuitamente, de qualquer terminal telefônico, fixo ou móvel. E as denúncias podem ser anônimas, pois o sigilo das informações é garantido, quando solicitado.