Rondônia, 31 de janeiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Seminário sobre violência sexual contra crianças e adolescentes acontece na Capital

Sexta-feira, 03 Maio de 2013 - 09:29 | RONDONIAGORA


Já está sendo realizado no auditório do Tribunal de Justiça o seminário Violência sexual contra crianças e adolescentes e o sistema de proteção em Rondônia", com a finalidade de promover o compromisso no enfrentamento da violência sexual de crianças e adolescentes. A palestra será proferida pela reitora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Dra. Berenice Tourinho.



O evento, idealizado pelo TJRO por meio do 2º Juizado da Infância e da Juventude (2º JIJ), contará com a presença do juiz titular do 2º JIJ, Dalmo Antônio C. Bezerra, da assistente social Denise de Carvalho Campos e do psicólogo Marcos Paulo Soares, que atuarão como debatedores.

Caso Araceli

Em Porto Velho a mobilização contra os abusos e a exploração sexual ocorre dia 3, mas em todo brasil a data que marca a luta na proteção de crianças e adolescentes é o dia 18. A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime cruel chocou todo o país e ficou conhecido como o ¿Caso Araceli¿, nome da menina de oito anos de idade, que foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime até hoje está impune.

Segundo relatório de uma ONG que luta por maior ação dos governos e da sociedade civil para combater a violência sexual, mais de 200 milhões de crianças foram vítimas de violência sexual no mundo e quase metade das agressões são cometidas contra meninas menores de 16 anos. Em palestra realizada em 2012, a reitora revelou estudo que afirma que 31% das vítimas sofreram abusos por agressores de fora da família. Em 28,9% dos casos registrados, padastro (46,1% das vezes), tios ou os próprios pais são os causadores das agressões; 17,5% são vítimas de exploração sexual.

Um dos compromissos é garantir a participação de crianças e adolescentes em todo o processo de organização e realização das atividades que marcam o Dia Nacional de Luta contra a Violência Sexual, de todos os pontos focais, contando com entidades governamentais e não governamentais. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também