Rondônia, 21 de abril de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Semob conclui primeira fase de construção de baias de ônibus e passagens molhadas

Quinta-feira, 12 Fevereiro de 2015 - 15:47 | Ascom


Para solucionar um dos problemas de infraestrutura em ruas e avenidas de Porto Velho que mais atrapalham a vida dos cidadãos: os buracos, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) tem investido na construção de baias de ônibus e passagens molhadas por vias de todas as regiões da cidade. Nessa primeira fase foram implantadas 117 unidades de baias de ônibus em vias do centro e na Zona Leste.



E segundo o engenheiro da Semob, Gustavo Portela, a secretaria já está preparando um edital para licitar a construção de mais 200 unidades. “As baias de ônibus são um tipo de reforço feito com pedra rachão e concreto na base e sub-base da via para proporcionar maior sustentação ao asfalto nos trechos de parada de ônibus e assim diminuir o desgaste do pavimento. Os ônibus são pesados e eles freiam e aceleram sempre no mesmo ponto da via onde ficam as paradas de ônibus, por isso, é preciso um asfalto mais reforçado nesses locais para evitar a rachadura do asfalto e a abertura dos buracos que são mais comuns nesses pontos”, explicou Portela.

A implantação das passagens molhadas está na reta final. Mais de 30 ruas do centro e da Zona Sul de Porto Velho receberam esse complemento em cruzamentos de vias onde não há caixa coletora para dar vazão as águas das chuvas.

Essa semana, a equipe de servidores está concluindo a construção das passagens molhadas na avenida Lauro Sodré, no trecho entre a Estrada do Belmont, na entrada do bairro Nacional, até o cruzamento da via com a avenida Calama. “A Semob também já está preparando o projeto de um edital para uma nova licitação para a implantação de passagens molhadas em outros 200 pontos da cidade”, acrescentou Portela.

A estudante Liliane Pereira de Almeida, que utiliza a via no trajeto para a escola notou as mudanças na infraestrutura da avenida. “Vi a equipe da prefeitura trabalhando aqui e em poucos dias notei as mudanças. Com a eliminação desses buracos nos cruzamentos e nos pontos de ônibus quem mais se beneficia são os pedestres que sempre tomam banho de lama no período de chuvas, quando os veículos passam rápido”, comentou.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também