Geral
Semusa destaca trabalho de agentes de endemias na redução de casos de dengue em Porto Velho
Quarta-feira, 25 Abril de 2018 - 16:29 | da Assessoria
Os casos de dengue em Porto Velho tiveram uma redução expressiva, resultado do amplo trabalho de campo desenvolvido pelos agentes de controle de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que intensificaram a busca ativa por focos do mosquito, além de repassarem orientações à população no combate ao Aedes aegypti.
Comparativamente, de janeiro a março deste ano foram confirmados 32 casos de dengue, um de zika e seis e chikungunya. Em todo o ano de 2017, foram 290 casos de dengue, 32 de zika e 64 de chikungunya. Em 2016, foram 718 pessoas diagnosticadas com dengue, 163 com zika e nove com chikungunya.
O secretário Municipal de Saúde, Orlando Ramires, afirmou que a vistoria dos imóveis tem sido frequente para orientar os moradores a manter os quintais limpos, sem qualquer possibilidade do acúmulo de água.
Os trabalhos foram reforçados nos Bairros Tancredo Neves, Lagoinha, Tiradentes, Cuniã, Cascalheira, Escola de Polícia, Tupi, JK, Panair, Roque e Mariana, que apresentaram maior índice de infestação no último levantamento.
Paralelo ao trabalho de orientação, a Semusa está promovendo mutirões em terrenos baldios e locais estratégicos, como borracharias, para retirar possíveis criadouros, segundo explicou Adeílson Almeida, técnico da Divisão de Controle de Vetores.
No dia 2 de maio, os agentes iniciam o segundo levantamento de índice rápido de infestação (LIRAa).