Geral
Semusa realiza mutirão de saúde da mulher em Calama
Terça-feira, 20 Fevereiro de 2018 - 12:52 | da Assessoria
Uma equipe composta pelos enfermeiros Marcuce Antônio, que também é diretor do Departamento de Atenção Básica, da Semusa; Elileide Frós, coordenadora de saúde da mulher e Drucila de Sá, além do técnico da atenção básica, Juarez do Nascimento estiveram no último fim de semana no distrito de Calama, baixo madeira, para realizar atendimentos voltados à saúde da mulher.
Além das moradoras de Calama, também foram atendidas mulheres da comunidade de Demarcação. Durante os dias que antecederam a visita, os agentes comunitários que compõe as equipes de saúde da família fizeram os agendamentos. Foram realizados 74 exames de preventivo papanicolau. Os exames foram trazidos para Porto Velho e encaminhados ao laboratório do Centro de Referência em Saúde da Mulher. O resultado será encaminhado para o gerente da unidade em 40 dias.
Na ocasião, Marcuce Antônio, realizou uma palestra para as mulheres alertando sobre a importância dos exames preventivos de rotina para detectar precocemente tanto o câncer de mama como de útero, ampliando com isso a possibilidade de um diagnóstico precoce e início rápido do tratamento, aumentando as chances de cura.
O exame deve ser realizado anualmente pelas mulheres de 25 a 64 anos. O câncer de colo de útero, de acordo com a Coordenação de Saúde da Mulher, é a terceira causa de mortalidade feminina em Porto Velho.
“Nós desenvolvemos essa ação depois de um levantamento em que identificamos uma demanda de mulheres que não realizam o preventivo em Calama. É muito importante que elas tenham informação, o que facilita a adesão ao exame”, disse Marcuce Antônio.
Durante a visita também foi realizada uma reunião técnica para levantamento das principais necessidades a serem supridas de infraestrutura e atendimento e foi entregue ao gerente da unidade um kit para atendimento de urgência e emergência.
O próximo distrito a receber o mutirão de ações para saúde da mulher será o de Nova Califórnia. Os agendamentos serão feitos com o apoio das equipes de saúde da família na região.