Rondônia, 06 de fevereiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Sesdec divulga balanço anual da Segurança Pública no Estado

Sexta-feira, 23 Dezembro de 2011 - 15:31 | RONDONIAGORA


Sesdec divulga balanço anual da Segurança Pública no Estado
As ações de gestão estratégica da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia (Sesdec) que resultaram na queda acentuada da violência no Estado foram apresentadas pelo secretário de segurança, Marcelo Bessa, durante coletiva que reuniu a imprensa nesta sexta-feira, 23. Segundo Bessa, os indicadores da pesquisa revelam que o saldo final de 2011 foi bastante positivo, apesar das crises que, conforme o secretário, foram debeladas a contento.



A pesquisa que mapeou a criminalidade em todo Estado levou em consideração a taxa de ocorrência por 100 mil habitantes e foi baseada na projeção do censo 2010, desenvolvido pelo IBGE. Conforme a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) a taxa média de homicídios no Brasil é de 22,7 para cada 100 mil habitantes. Para a ONU, o índice aceitável é de 10 homicídios para cada 100 mil habitantes.

No ano passado, Rondônia fechou o ano com índices assustadores - 35,1 homicídios a cada 100 mil habitantes - e ocupou a vergonhosa 8ª posição no ranking dos estados mais violentos do País. Só em Porto Velho o número de homicídios foi de 49,7 a cada 100 mil habitantes. Em 2011 o quadro de violência estadual sofreu variação e houve uma redução para 22,2 homicídios/100 mil hab. Ou seja, o índice ficou abaixo da média nacional e, com isso, Rondônia caiu para a 21ª posição no ranking de violência entre os demais estados. “Os resultados alcançados são frutos de um trabalho de valorização profissional, tecnologia, inteligência e integração”, pontuou Bessa.

Vale do Jamari

Apesar dos investimentos feitos, os municípios de Ariquemes, Buritis e Cujubim ainda apresentam índices de criminalidade elevados, é o que aponta os indicadores apresentados nas estatísticas. Segundo o secretário de segurança pública para diminuir a violência nesta região, “Implantaremos um conjunto de medidas como aparelhamento da patrulha rural, polícia rodoviária estadual, contratação de novos policiais, construção de unidades integradas de segurança pública para que os indicadores alcancem o limite favorável”, ponderou. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também