Rondônia, 04 de fevereiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Sindicato dos federais convoca filiados para assembléia na segunda-feira

Domingo, 07 Agosto de 2011 - 13:11 | Sindsef


Coluna semana do Sindsef



ASSEMBLÉIA GERAL

O Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Rondônia (SINDSEF), através de sua diretoria executiva, realizou assembléias em diversos órgãos ouvindo, discutindo e encaminhando para uma grande Assembléia Geral a ser realizada na próxima segunda-feira, dia 08, às 9h, na sede social da entidade, localizada na rua Rio de Janeiro, onde pretende aprovar a questão da mobilização nacional de servidores ou uma provável greve geral por falta de uma política salarial do governo federal. O presidente da entidade, Daniel Pereira, disse que “Os filiados devem comparecer, mesmo os aposentados, porque a causa é de todos e para todos”, frisou.

PARLAMENTARES

Para essa assembléia foi convidada toda a bancada federal que discutirá junto com os servidores a melhor maneira de pressionar o governo pelo reconhecimento de seus direitos. Daniel Pereira participou de todas as reuniões e prepara documentação para a Assembléia Geral. Nos órgãos, vigora o sentimento de uma greve geral, mas a decisão será tomada por todos. “Para o Secretário de Imprensa do sindicato, Paulo Vieira, em entrevista na Radio Rondônia, no programa “A hora do povo” com Maurício Calixto,” Os servidores devem participar maciçamente dessa assembleia porque as decisões precisam ser tomadas. Se não houver a participação, não será possível pressionar o governo federal a contento”, disse.

ABSURDO

Os sindicalistas disseram se constituir em um absurdo os próprios parlamentares terem concedidos mais de 60% de aumento salarial para eles e não permitirem a entrada no orçamento Geral da União de recursos que assegurem aumento salarial para os servidores públicos federais.
A política do governo federal é pelo desmonte da máquina administrativa, com proposta de congelamento salarial por 10 anos, além de não ter encaminhado absolutamente nenhum projeto que mudasse a triste realidade do servidor que sustenta a Administração pública.

GREVE

A greve é sempre o último recurso a ser utilizado pela classe trabalhadora, mas, infelizmente é o único instrumento de pressão para se conseguir alguma coisa. “Se não houver greve, nada acontece. Se houver algo poderá surgir”, finalizou Daniel Pereira.

AJUSTES EM PROPOSTAS

A Condsef participou de mais uma reunião na Secretaria de Recursos Humanos (SRH) do Ministério do Planejamento na última quarta-feira, 3. O encontro que contou com representantes da Asibama-Nacional busca a negociação de ajustes para concluir uma proposta de reestruturação da tabela remuneratória dos servidores da Área Ambiental (MMA, Chico Mendes e IBAMA). Por meio de ofício, a entidade respondeu ao Planejamento que, em 2010, a categoria chegou a rejeitar uma proposta apresentada pelo governo e que a intenção era buscar o consenso na tentativa de concluir o processo de negociações com a categoria. A representante do Planejamento na reunião, Marcela Tapajós, so licitou que fossem definidas prioridades já que o prazo para envio de propostas ao Congresso Nacional termina no final deste mês. Uma nova reunião está agendada para a próxima quarta, 10.

PECFAZ

Na última terça-feira, 2, a Confederação participou de mais uma reunião com o subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração (Spoa) do Ministério da Fazenda (MF), Alexandre Motta. Acompanhada de representantes de seu Departamento de Trabalhadores da Fazenda (Denfa), a entidade cobrou respostas do governo para a pauta de reivindicações dos administrativos do PECFAZ. De cinco demandas apresentadas como prioridade ao MF, Motta informou que três serão acatadas num primeiro momento. Assim segue discussão em busca da implantação de propostas para solucionar aglutinação de cargos, adequação de atribuições dos cargos do PECFAZ e plano de capacitação e qualificação. Sobre as reivindicações restantes, Motta informou que a Fazenda quer buscar soluções para RT e GQ, mas que será necessário aprofundar discussões internas sobre os temas. Já sobre tabela remuneratória, questão debatida desde 2008, o secretário-executivo da Spoa informou que o ministério terá que abrir diálogo com a Secretaria de Recursos Humanos do Planejamento.

POUCO AVANÇO

Diante dos mínimos avanços alcançados junto ao MF no que diz respeito ao atendimento da pauta emergencial da categoria, a Condsef orienta que suas entidades filiadas organizem paralisações de protestos nos órgãos fazendários. O objetivo é que mobilizações aconteçam durante os dias em que a categoria estiver reunida com representantes do governo. Durante essas atividades é importante promover um debate com os administrativos do PECFAZ para que a categoria esteja preparada a construir movimentos de pressão em torno de suas reivindicações. Greves como as realizadas em 2005 e 2006 não devem ser descartadas caso as reuniões continuem se mostrando insuficientes par a atender demandas urgentes da categoria.

CONVITE

A Diretoria Executiva do Sindsef convida a todos os filiados, servidores federais e aposentados para participarem da Assembléia Geral nesta segunda-feira (08), às 9h na sede social do sindicato, localizada na rua Rio de Janeiro, para tratarem de diversos assuntos e informes e a participação ou não da greve geral com mobilização nacional. SUA PARTICIPAÇÃO É IMPRESCINDÍVEL!. SINDICATO É PRA LUTAR!.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também