Geral
Stand da Arflora é destaque na Rondônia Rural Show em Ji-Paraná
Quinta-feira, 22 Maio de 2014 - 10:48 | Assessoria
![Stand da Arflora é destaque na Rondônia Rural Show em Ji-Paraná](https://cdn1.rondoniagora.com/uploads/noticias/2014/05/22/582f6a09de0af.jpg)
O projeto do deputado Jaques Testoni incentiva o plantio de árvores no Estado como nova fonte de renda para os produtores
A Rondônia Rural Show iniciou nesta semana com a expectativa de grandes negócios no setor da agroindústria e agropecuária. O evento conta com espaços atraentes e a possibilidade de grandes financiamentos.
A Associação Rondoniense de Florestas Plantadas (ARFLORA) participa da feira com um stand para apresentar as possibilidades do desenvolvimento do negócio.
A ARFLORA é um projeto desenvolvido e liderado pelo deputado estadual Jaques Testoni (PSD) desde 2011. Segundo o parlamentar, a associação tem o objetivo de viabilizar o plantio comercial de árvores em Rondônia incentivando o produtor rural a investir no ramo. “Estimular a produção de madeira boa para fins comerciais é dar oportunidade de renda para pequenos e grandes produtores, além de laminadoras em todo o Estado”, reforça Jaques.
No stand da ARFLORA na Rondônia Rural Show, o deputado Jaques Testoni juntamente com a sua equipe, apresenta aos visitantes os benefícios do projeto que tem como slogan: ‘Plantar Árvores em Rondônia é um Grande Negócio’, que tem atraído centenas de produtores e gerando uma nova fonte de renda para muitas famílias no Estado.
![](http://www.rondoniagora.com/noticias/images/arflora2.jpg)
O Engenheiro Florestal Álvaro Amaral, integrante da equipe do deputado Jaques Testoni explica que o primeiro corte da Teca para a fabricação de móveis rústicos pode ser realizado com apenas cinco anos. "São quatro etapas: o primeiro corte pode ser realizado com apenas cinco anos, o segundo com 10 anos, o terceiro com 15 anos e o quarto corte que permite a exportação com 25 anos", destacou o engenheiro.
Árvores Exóticas
O engenheiro também explica que para a realização da extração, se a árvore for de espécie exótica (Teca, Eucalipto, Pinus, Mogno Africano entre outras), o produtor pode realizar o corte das árvores e vendê-las com a nota do Produtor Rural.
Árvores Nativas
Se a árvore for de espécie nativa, ou seja, existente nas florestas brasileiras como Pinho Cuiabano e Freijó, é necessário providenciar o informativo de corte junto a SEDAM/RO, onde será gerado a autorização de exploração e em seguida o documento de Origem Florestal, onde é possível vendê-las com a nota do Produtor Rural.